Chile

Há 50 anos, militares derrubaram Salvador Allende para curvar o Chile ao neoliberalismo

Institutos de pesquisa social lançam dossiê sobre o golpe liderado pelo General Augusto Pinochet para romper o desenvolvimento de uma nova ordem econômica e social

CC / @goodvibes11111
CC / @goodvibes11111
Dossiê analisa os motivos que possivelmente levaram os soldados a sair dos quartéis em 11 de setembro de 1973

São Paulo – Para relembrar o 50° aniversário do golpe contra o governo de Salvador Allende no Chile, em 11 de setembro de 1973, o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social e o Instituto de Ciências Alejandro Lipschutz lançam um dossiê analisando o golpe e seus efeitos sobre os países do Terceiro Mundo.

No dia 11 de setembro de 1973, setores reacionários do exército chileno, liderados pelo general Augusto Pinochet, abandonaram os quartéis e derrubaram o governo democraticamente eleito do presidente Salvador Allende e a coligação Unidade Popular.

Os militares e outras forças de segurança iniciaram um ataque aos setores organizados da sociedade, realizando prisões em massa e estabelecendo um regime de repressão. Os programas e políticas socialistas do governo da Unidade Popular foram desmantelados. O Chile entrou numa fase de crepúsculo, um laboratório para o neoliberalismo. 

Por que os soldados abandonaram o quartel na manhã de 11 de setembro? Esta é uma das perguntas que o novo dossiê do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, em parceria com o Instituto de Ciências Alejandro Lipschutz, procura responder. O golpe contra o Terceiro Mundo: Chile, 1973 refuta os argumentos apresentados pelo general Pinochet e por aqueles que o rodeiam. A verdade é que o golpe – concebido, preparado e executado pelos EUA, como mostram inúmeros documentos – não ocorreu apenas naquele dia de 1973. 

Nova ordem econômica internacional 

As políticas do governo Allende para nacionalizar o cobre estimularam o golpe. Mas tal política – aprovada no Congresso em julho de 1971 – fazia parte de um debate mais amplo no Terceiro Mundo para criar uma Nova Ordem Econômica Internacional (NOEI) que reestruturasse o sistema mundial. 

Leia também: Chile, 50 anos depois do golpe: dores e memórias de um país ainda dividido

Nesse sentido, o dossiê analisa os motivos que levaram ao golpe contra o governo de Allende, que ocorreu não só contra a sua própria política de nacionalização do cobre, mas porque ele se tornou uma liderança e um exemplo a outros países em desenvolvimento que procuravam implementar os princípios da NOEI. O golpe liderado pelos EUA contra o Chile foi precisamente um golpe contra o Terceiro Mundo. 

Leia  o dossiê:  O golpe contra o Terceiro Mundo: Chile, 1973


Leia também


Últimas notícias