europa

Felipe 6º é proclamado rei da Espanha e promete monarquia renovada para conter crise

Novo monarca diz que governo tem 'dever moral' de trabalhar para ajudar 'os feridos em sua dignidade pela crise econômica'

efe

Felipe 6º, novo rei da Espanha, percorreu as ruas de Madri sob olhar de milhares de espanhóis

São Paulo – Felipe 6º discursou na manhã desta quinta-feira (19) pela primeira vez após ser proclamado rei da Espanha. O novo chefe de Estado substitui seu pai, Juan Carlos, que abdicou do trono.

Em pronunciamento diante das Cortes Gerais, Felipe 6° prometeu que honrará a Constituição e será um chefe de Estado “leal e disposto a escutar, compreender, advertir e aconselhar, e também a defender sempre o interesse geral”.

O novo monarca espanhol frisou que para a Coroa ganhar o apreço, o respeito e a confiança dos cidadãos, e se faça credora de “autoridade moral”, deve “velar pela dignidade da instituição, preservar seu prestígio e observar uma conduta íntegra, honesta e transparente”.

O espanhol também expressou solidariedade para aqueles que se viram “feridos em sua dignidade” pela crise econômica e disse que sente o “dever moral” de trabalhar para reverter esta situação.

“Hoje, mais do que nunca, os cidadãos demandam com toda razão que os princípios morais e éticos inspirem e a exemplaridade presida nossa vida pública. E o rei, à frente do Estado, tem que ser não só um referente mas também um servidor dessa justa e legítima exigência dos cidadãos”, discursou.

Felipe 6° também falou sobre “fé na unidade da Espanha”, da qual a Coroa é símbolo”, mas explicou que unidade não é “uniformidade”. “Essa Espanha, unida e diversa, baseada na igualdade dos espanhóis, na solidariedade entre seus povos e no respeito à lei, cabemos todos. Cabem todos os sentimentos e sensibilidades, cabem as distintas formas de se sentir espanhol”, disse.