Chávez deve voltar à Venezuela na próxima semana

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltará na próxima semana a seu país e chegará em meio aos preparativos de seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), para […]

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltará na próxima semana a seu país e chegará em meio aos preparativos de seu partido, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), para a campanha eleitoral.    

O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, do PSUV, atestou ontem (20) que o mandatário estará no país na próxima semana, após terminar suas últimas sessões de radioterapia às quais têm se submetido após ter tido um tumor retirado da região pélvica.    

Chávez foi a Cuba no último sábado após receber autorização do Parlamento para se ausentar da Venezuela por mais e cinco dias. O dia exato do seu retorno, no entanto, não foi divulgado. 

Na próxima segunda-feira, o PSUV definirá a estratégia que utilizará contra o que considera uma “campanha de desqualificação” contra a Venezuela promovida pelos Estados Unidos. A iniciativa se dará poucos dias após o ex-magistrado da Suprema Corte da Venezuela Eladio Aponte Aponte acusar Chávez de manipular o Judiciário.    

O ex-juiz foi acusado no mês passado de manter vínculos com Walid Makled, que responde judicialmente pelo crime de narcotráfico. Aponte então fugiu para a Costa Rica e entrou em contato com a DEA, a agência antidrogas dos EUA, ocasião em que fez as denúncias contra o governo chavista.    

O ex-ministro da Educação de Chávez, Aristóbulo Istúriz, afirmou que “qualquer fugitivo da Justiça que chega a eles em desvantagem, para garantir a permanência, lhe condicionam a atuar contra a Venezuela”. (ANSA)