Após eleição, Humala inicia giro pela América do Sul

São Paulo – O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, começa, na noite desta quarta-feira (8), viagem pela América do Sul. No giro diplomático estão incluídos Brasil, Uruguai, Argentina e […]

São Paulo – O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, começa, na noite desta quarta-feira (8), viagem pela América do Sul. No giro diplomático estão incluídos Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, nesta ordem.

De acordo com o site cubano Prensa Latina, Humala ficará dois dias no Brasil e deve se reunir com a presidenta Dilma Rousseff e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois, irá a Montevidéu, onde conversará com o presidente José Mujica; a Buenos Aires, convidado pela presidente Cristina Kirchner, e a Santiago para dialogar com Sebastián Piñera. 

A data de regresso a Lima ainda não foi definida. Na segunda parte de sua viagem, ele irá à Bolívia, onde deve ser recebido pelo presidente Evo Morales. Humala visitará também o equatoriano Rafael Correa; o colombiano Juan Manuel Santos e o venezuelano Hugo Chávez. Em uma terceira etapa, irá aos Estados Unidos.

“Minha prioridade é a Unasul (União de Nações Sul-Americanas)”, afirmou ao jornal argentino Página 12. Na entrevista, ele afirmou também que seu governo vai “olhar com interesse para o Mercosul”. “Sabemos que os Tratados de Livre Comércio não facilitam que o Peru tenha maior participação no Mercosul. Interessa consolidar a CAN (Comunidade Andina de Nações)”.

Em Lima, Humala receberá nesta quarta uma delegação do Partido Aprista, do presidente Alan Garcia, e a prefeita de Lima, a social-democrata Susana Villarán. O partido dela, Força Social, apoiou sua candidatura no segunda turno, realizado no último domingo (5).

Fonte: OperaMundi

Leia também

Últimas notícias