Olímpicas

‘Yaras’ da seleção feminina de rúgbi estreiam em Tóquio

Objetivo da equipe é melhorar o desempenho em relação à campanha dos Jogos do Rio, em 2016, quando ficou em nono lugar

Abelardo Mendes Jr/redeesporte.gov.br
Abelardo Mendes Jr/redeesporte.gov.br
O time brasileiro enfrenta ainda, nesta primeira fase, a França, às 5h, no dia 29, e Fiji, no mesmo dia, às 21h

São Paulo –  A seleção feminina de rúgbi sevens, conhecida como Yaras, começa hoje sua campanha nas Olimpíadas de Tóquio contra o Canadá, atual medalha de bronze, às 21h30, jogo válido pelo grupo B. O rúgbi retornou ao programa dos Jogos na edição do Rio de Janeiro, em 2016, após 92 anos. Porém, antes era disputado com 15 atletas de cada lado e somente no masculino. Agora, a modalidade olímpica conta com sete atletas por equipe.

São três grupos com quatro seleções cada. Para as quartas de final, classificam-se as duas primeiras de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas. O time brasileiro enfrenta ainda, nesta primeira fase, a França, às 5h de amanhã (29), e Fiji, no mesmo dia, às 21h.

O objetivo da equipe é melhorar em relação a seu desempenho na Rio-2016. Na ocasião, o Brasil ficou em nono lugar, após duas derrotas na primeira fase para Grã-Bretanha e Canadá e vitória sobre o Japão. Acabou ficando fora das quartas devido do saldo.

A equipe, que vive um processo de renovação, é comandada pelo técnico Will Broderick, nascido na Inglaterra, mas ex-jogador da seleção brasileira masculina. Ele assumiu em agosto de 2020, após as jogadoras ficarem quatro meses sem treinar por causa da pandemia de covid-19.

Entre os destaques da seleção, estão a capitã Raquel Kochhann, de 28 anos, e Isadora “Izzy” Cerullo, 30 anos. Ambas estiveram nas Olimpíadas do Rio.

“Muito legal ver que as sementes plantadas no primeiro sonho olímpico estão sendo colhidas agora. Temos um grupo de muita ousadia e alegria que acredita até o fim, que é confiante contra qualquer adversária”, afirma Izzy ao portal do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

As disputas das semifinais, medalha de bronze e de ouro da competição feminina acontecerão na noite de sexta (30) e manhã do sábado (31). O grupo encerra nesta quarta-feira a preparação no Brasil com atividades no CT de São José dos Campos (SP) e embarca na quinta-feira para a cidade de Nagato, no Japão. Lá, a equipe passará mais duas semanas em treinamento e na sequência seguirá para Tóquio, onde acontecem as disputas do rúgbi sevens.


Leia também


Últimas notícias