Bloqueado

Comitê suspende jogador de vôlei que divulgou enquete sobre tiros em Lula

Wallace está fora das finais da Superliga e durante um ano não poderá atuar pela seleção brasileira

COB
COB

São Paulo – O Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu nesta segunda-feira (3) pela suspensão do atleta de vôlei Wallace, do Cruzeiro. A punição, segundo o comitê, decorre de “prática do ato antiético de promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais”. No final de janeiro, o jogador havia publicado post com enquete sugerindo tiros no presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pela decisão, unânime, Wallace está suspenso por 90 dias, até 3 de maio, de todas as atividades relacionadas ao COB, além de entidades ligadas, como a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Com isso, o atleta fica fora das finais da Superliga masculina da modalidade. Após maio, o calendário de clubes esvazia para dar espaço às competições envolvendo a seleção brasileira.

Porém, a apologia aos tiros em Lula rendeu ainda a Wallace suspensão por um ano da seleção brasileira, até 3 de fevereiro de 2024. Na prática, portanto, o jogador está fora de competições oficiais até o próximo ano. Apoiadora de Lula, a conselheira Joanna Maranhão declarou-se impedida e não participou da votação. Os demais foram a favor da suspensão.

Em 31 de janeiro, Wallace publicou em redes sociais uma foto em estande de tiro, segurando uma arma de fogo. Um seguidor perguntou se o atleta usaria a arma para atirar no rosto do presidente da República. O atleta, bolsonarista, não contestou. Republicou a mensagem com uma pergunta: “Alguém faria isso?”, apresentando as opções “sim” ou “não”.