2 a 1

Brasil vence Espanha e é bicampeão olímpico no futebol masculino

Com a vitória, Brasil passou para o terceiro lugar no ranking de todos os tempos do futebol olímpico masculino. Ultrapassou a Argentina e fica atrás da Hungria e da Grã-Bretanha

@lucasfigfoto /CBF
@lucasfigfoto /CBF
Brasil é bicampeão olímpico no futebol masculino no estádio de Yokohama, onde foi penta sobre a Alemanha em 2002

São Paulo – O Brasil tornou-se bicampeão mundial de futebol olímpico ao vencer hoje (7) a Espanha por 2 a 1 na Olímpiada de Tóquio. A vitória veio na prorrogação, após empate no por 1 a 1 no tempo regulamentar. O gol da vitória foi marcado por Malcom.

A partida foi disputada na Estádio Internacional de Yokohama, onde o Brasil venceu a Alemanha na final da Copa do Mundo de 2002, tornando-se pentacampeão.

Com o ouro em Tóquio, o Brasil passa a ter dois. O primeiro veio na Rio-2016. A seleção masculina tem três pratas: Los Angeles (1984), Seul (1988) e Londres (2012). E dois bronzes, das olimpíadas de Atlanta (1996) e Pequim (2008).

Bicampeão olímpico

Com o resultado de hoje, o Brasil passou para o terceiro lugar no ranking de todos os tempos do futebol olímpico masculino, deixando para trás a Argentina, que tem dois ouros e duas pratas. Mas fica atrás da Hungria e da Grã-Bretanha. Ambos têm três ouros cada.

A vitória, porém, não veio com o time dos sonhos do técnico André Jardine. Ele gostaria de ter contado com Neymar, Marquinhos, Weverton, Rodrygo, Vinicius Junior e Pedro, que não foram liberados. Mas mostrou que o país pode contar com jogadores igualmente talentosos. Ou até mais, demonstrando muita competitividade.

Atualmente jogador do Zenit St. Petersburgo, da Rússia, Malcom foi mantido no banco até a prorrogação, quando fez o gol. Demorou para entrar no jogo, e também para chegar a Tóquio. Convocado na lista inicial, de 17 de junho, não foi liberado pelo Zenit. Para o lugar foi chamado Martinelli, do Arsenal. Mas uma lesão em Douglas Augusto levou ao seu corte. A CBF insistiu na convocação de Malcom, que só se juntou ao time três dias antes da estreia.