Golpe derrotado

‘Democracia demonstrou amadurecimento’, afirma Vannuchi

Comentarista classifica como 'crime' tentativa de manipulação da revista 'Veja' e reforça necessidade de democratização da mídia

Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Para analista político da RBA, mMilitância derrotou tentativa de ‘golpe midiático’

São Paulo –  O comentarista e cientista político Paulo Vannuchi destacou hoje (27) na Rádio Brasil Atual que a semana final da campanha foi decisiva para a candidatura de Dilma Rousseff (`PT), que cresceu gradativamente a cada dia e, ao final, o apoio do eleitorado feminino, como os fatores fundamentais para a vitória no segundo turno.

Sobre a tentativa de manipulação da revista Veja, Vannuchi classifica como “irresponsável” e “crime de imprensa e eleitoral”, pela publicação de denúncia sem sustentação em provas sobre suposto envolvimento de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos desvios da Petrobras, e compara às eleições de 1989, já famosa pela tentativa por parte da Globo em influenciar o processo eleitoral.

Para o cientista político, a ação demonstra a interconexão da candidatura de Aécio Neves (PSDB) com os veículos de mídia tradicional, imbuídos da missão de garantir a eleição do tucano a qualquer preço, em clara ação “golpista.”

Vannuchi afirma que a “democracia demonstrou amadurecimento” ao barrar o golpe midiático, mas pede punição aos envolvidos na tentativa, pois, segundo ele, a impunidade estimula o apetite golpista para o futuro próximo.

O comentarista elogiou ainda os discursos de Aécio e Dilma. O primeiro, ao evitar discurso da deslegitimação do pleito, e o segundo, ao propor o diálogo com todos os setores da sociedade, pregando a união nacional.

Ele conclui ressaltando a necessidade da implementação da reforma política e a democratização da mídia, mas alerta que o Congresso deve impor dificuldades.