MEC divulga notas do Enem; confira desempenho

Bolsas do ProUni, financiamento estudantil, vagas em universidades federais e certificado do ensino médio utilizam notas do exame

São Paulo – O Ministério da Educação divulgou hoje (28) os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (Enem) no site do Inep. Os estudantes que participaram do exame podem utilizar as notas para concorrer a vagas em instituições de ensino superior federal pelo Sistema Seleção Unificado (Sisu), obter bolsas em universidade particulares pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), conseguir financiamento através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ainda obter a certificado de conclusão do ensino médio.

No caso do estudante que pretenda concorrer a uma vaga em universidade federal, as inscrições vão de 7 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos do dia 11 do mesmo mês, somente via internet, na página do Sisu. O candidato deverá utilizar o mesmo número de inscrição do Enem. Os postulantes poderão escolher duas opções de curso, especificando a ordem de preferência. Também será possível optar entre três modalidades de ingresso: por concorrência; por meio da Lei 12.711/12, a chamada Lei de Cotas, ou por meio de outras ações afirmativas que a instituição de ensino adote. Leia mais sobre o Sisu aqui.

Para ingresso em universidades privadas por meio do ProUni, os candidatos terão de comprovar renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família, no caso de bolsa integral, e de até três salários mínimos per capita, para bolsa parcial de 50%. O ProUni também possui reserva de vagas por sistema de cotas, proporcional à porcentagem de pretos, pardos e indígenas em cada estado. Além de ter feito o Enem e do critério socioeconômico, o candidato à bolsa não pode ter concluído qualquer curso universitário. As inscrições para o ProUni são feitas via internet, mas ainda não têm data definida para começar.

Estudantes que já fizeram uma graduação, ou que ganham acima da renda limite para concessão de bolsas do Prouni, podem obter financiamento pelo Fies, se inscrevendo através do site. Desde 2010, é preciso que o candidato ao financiamento tenha participado do Enem para se inscrever. Não pode solicitar o Fies quem está com a matrícula em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição; já tenha sido beneficiado com o financiamento; esteja inadimplente com o Programa de Crédito Educativo; pessoas cujo comprometimento da renda familiar mensal per capita seja inferior a 20%; ou que tenham renda familiar mensal superior a 20 salários mínimos.

O sistema de pagamento do Fies é dividido em três etapas. Durante o tempo de duração do curso, o estudante paga o valor máximo de R$ 50,00, a cada três meses, referente ao pagamento de juros sobre o financiamento. Após concluir o curso, o recém-formado terá 18 meses de carência para se organizar. Nesse período, também a cada três meses, o estudante continua pagando o valor referente aos juros. Encerrada a carência, a dívida do estudante será dividida em até três vezes o período financiado do curso, mais 12 meses. Atualmente, a taxa de juros do Fies é de 3,4%, ao ano.

No caso de utilização da nota do Enem para certificação de conclusão do ensino médio, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o estudante deve ter declarado essa intenção no ato da inscrição, selecionando a instituição certificadora. Depois é preciso conseguir, ao menos, 500 pontos na redação e, no mínimo, 450 em cada uma das provas objetivas. O candidato que atingiu esta pontuação deve procurar a Secretaria de Educação do seu estado, ou os institutos federais credenciados, para solicitar a emissão do certificado.