Enem abre inscrições para 2010

Brasília – As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010 começam nesta segunda-feira (21) e vão até 9 de julho, exclusivamente pela internet. A taxa de  inscrição […]

Brasília – As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010 começam nesta segunda-feira (21) e vão até 9 de julho, exclusivamente pela internet. A taxa de  inscrição é de R$ 35 para estudantes de escolas particulares e pessoas que já concluíram o ensino médio. Alunos das escolas públicas estão isentos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), ao se inscrever, é necessário que o estudante informe o número do seu CPF, porque não será aceito o dos pais ou responsáveis, mesmo que o candidato seja menor de idade.

O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. Por isso, os estudantes devem ficar atentos, porque no momento da inscrição deverão escolher entre o inglês e o espanhol.

As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro, sendo que no primeiro dia as avaliações serão sobre as matérias de ciências naturais e humanas, cada uma com 45 questões. No segundo dia, os candidatos farão provas de matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

De acordo com o MEC, o próprio sistema de inscrição vai impedir que os participantes usem o número do CPF de terceiros, pois buscará as informações do titular na base de dados da Receita Federal. Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou pelo responsável legal.

Com informações da Agência Brasil

Como se inscrever

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. Clique aqui para acessar a página do Ministério da Educação (MEC).

Clique em “Inscrição, faça já a sua”. Informe seu número de CPF e data de nascimento e clique na opção “Próximo”.

O sistema promete trazer os dados do CPF automaticamente, como nome completo, filiação materna e sexo. Verifique os dados e siga a opção “Próximo”.

A seguir, são demandados dados como número de identidade, cor/raça, estado civil, endereço e contato. Nesta etapa, é necessário informar se o candidato tem alguma deficiência, se necessida algum atendimento diferenciado – como ser sabatista, ter dislexia, deficiência de atenção etc.

Nesta fase é feita a opção pela prova de idioma estrangeiro e por usar ou não o resultado da prova para obter certificado de conclusão do ensino médio. Caso seja necessário, é necessário informar o estado (UF) e o nome da instituição. A seguir, clique em “Próximo”.

Na etapa seguinte, é feita a escolha do local da prova. Depois de optar pelo estado (UF), é necessário aguardar alguns instantes para que a relação de municípios seja carregada.

Uma senha de seis dígitos ou algarismos (letras e números) é definida para acompanhar os próximos passos do processo pelo site.

Ao clicar em “Próximo” novamente, há uma fase de confirmação do local da prova.

O candidato deve, então, informar quando conclui o ensino médio. Caso isso ocorra antes de 2010, basta informar o ano e modalidade de ensino. Se o término for neste ano, será necessário informar se a instituição é pública ou privada, além de série e modalidade.

Por fim, vem o questionário socioeconômico com 20 questões, divididas em dois formulários – dependendo da opção assinalada na décima-quinta questão, sobre trabalho.

Uma mensagem com os dados da inscrição é exibida. É nesta etapa que é exibido o número de inscrição.

A confirmação depende de pagamento do boleto bancário, caso seja necessário. Estima-se em três dias úteis o tempo entre a quitação das taxas e a efetivação da inscrição.

Caso o boleto não chegue por e-mail, acesse novamente o site do Enem, clique em “Acompanhamento” e solicite a reemissão do boleto. O Cartão de Confirmação com local da prova será enviado pelo correio.