Diretor promete manter vagas na USP Leste

São Paulo – O diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), Jorge Boueri, prometeu nesta segunda-feira (4) que nenhuma vaga será cortada […]

São Paulo – O diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), Jorge Boueri, prometeu nesta segunda-feira (4) que nenhuma vaga será cortada na instituição, incluindo o curso de obstetrícia.

A promessa foi feita durante visita dos deputados estaduais Simão Pedro, Adriano Diogo, Alencar Santana – todos do PT – e do líder comunitário Antônio Marchioni, o Padre Ticão, ao campus da USP na zona leste.

Os parlamentares questionaram o relatório que sugere o fechamento de 320 das 1.020 vagas da unidade. Apesar da boa notícia, professores e alunos ainda temem o remanejamento de lugares nos cursos de baixa demanda para novas carreiras, como de Mídias Digitais e Design de Serviços que já estão aprovados e podem começar a partir do próximo ano.

Em março, um grupo de estudos chefiado pelo ex-reitor Adolpho Melfi, sugeriu, em relatório, o corte de quase um terço das vagas do câmpus da USP Leste. A proposta indicava o corte de 80 vagas do curso de Licenciamento de Ciências da Natureza, 40 vagas de Gestão Ambiental, 30 vagas dos cursos de  Ciência da Atividade Física e Sistema de Informação. Têxtil e Moda, Lazer e Turismo, Marketing e Gestão de Políticas Públicas ficariam com 20 vagas a menos cada um e Gerontologia perderia 10 vagas. Além da extinção do curso de obstetrícia.

Na quinta-feira (7), a Comissão de Graduação define o corte ou a manutenção das vagas. Na semana passada, a comissão decidiu alterar as regras para o vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e para o programa de inclusão de alunos da rede pública (Inclusp).