Candidatos da Vunesp ficam sem informações na véspera da prova

Queda de energia elétrica interrompeu funcionamento do servidor que hospeda o site da instituição

São Paulo – Uma queda de energia elétrica que afetou parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, fez o site da Fundação Vunesp (Organizadora de Concursos Públicos e Vestibulares da UNESP – Universidade Estadual de São Paulo) ficar fora do ar desde a noite do sábado (15) até o fim da manhã de hoje, prejudicando milhares de candidatos que prestam os exames para a instituição.

O local era o único em que poderiam ser consultados os locais das provas. Segundo a fundação, o problema ocorreu no servidor do UOL, onde o site está hospedado. Só por volta das 11h de hoje, a Vunesp conseguiu publicar a relação dos candidatos e os locais das provas, que tinham sua segunda fase marcada para começar logo depois. O resultado final do vestibular será conhecido no dia 28 de janeiro.

O UOL, do grupo Folha da Manhã – que publica o jornal Folha de S. Paulo – emitiu nota de esclarecimento sobre a queda em seus servidores, que afetaram a Vunesp, outras instituições, blogues e até mesmo parte de seu próprio conteúdo.

“Uma falha no sistema elétrico que atende a região central de São Paulo deixou indisponível boa parte do conteúdo e dos serviços do UOL entre 18h40 de sábado (15) e o início da madrugada de domingo: 

“De acordo com a AES Eletropaulo, no Estado de São Paulo cerca de 1,5 milhão de consumidores em dez cidades foram afetados pela pane no Sistema Interligado Nacional. Na área da concessão gerenciada pela empresa, 31 subestações de energia foram desligadas emergencialmente.

“Além da home-page do UOL e das páginas noticiosas, ficaram fora do ar algumas das principais plataformas do portal, tais como e-mail, Bate-papo, Rádio UOL, TV UOL, entre outras. Boa parte dos sites parceiros do UOL também foi afetada pela queda de energia.”

A queda

Um problema no sistema interligado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) provocou a interrupção no fornecimento de energia ontem (15) à noite, por volta das 18h, deixando cerca de 2 milhões de consumidores sem luz em vários várias regiões do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a causa da interrupção está sendo investigada. De acordo com o ONS, na área de atuação da Cemig, o apagão atingiu o noroeste de Minas Gerais;  e na área da concessionária Eletropaulo, em São Paulo, o apagão afetou, principalmente, os consumidores da região do ABC paulista.

Com agências e reportagem de Douglas Corrêa, da Agência Brasil