reividicação

Estudantes da Universidade de Brasília protestam contra atrasos de bolsas

Cerca de vinte alunos passaram a madrugada de hoje (4) no gabinete do reitor, no último andar da reitoria

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

UnB informou que cerca de 2 mil alunos recebem bolsa de assistência estudantil. O valor de cada uma é de R$ 400

Brasília – Alunos da Universidade de Brasília (UnB) ocupam a reitoria da instituição em protesto contra atrasos no pagamento das bolsas de assistência estudantil e no pagamento de terceirizados. Cerca de vinte alunos passaram a madrugada de hoje (4) no gabinete do reitor, no último andar da reitoria. Os manifestantes permanecem encapuzados e bloqueando a entrada da reitoria.

A UnB informou que cerca de 2 mil alunos recebem bolsa de assistência estudantil. O valor de cada uma é de cerca R$ 400.

Segundo o reitor da universidade, professor Ivan Camargo, não há pagamentos em atraso. O pagamento é sempre efetuado no quinto dia útil de cada mês e, portanto, está programado para a segunda-feira (7), informou.

“As bolsas estudantis são nossa prioridade. Os nossos estudantes não serão prejudicados por um movimento irresponsável como esse. É um dinheiro garantido, não há motivo para nossos estudantes se preocuparem, só terá atraso se a reitoria não for liberada”, informou Camargo.

Camargo afirmou ainda que não há possibilidade de pedir reintegração de posse por não haver pauta. Antes da ocupação, não houve negociação prévia e nem apresentação de pauta.

“Estamos negociando há três anos a abertura para conversa, é radical. Temos mantido a discussão com o movimento institucionalmente eleito, mas esse movimento não é institucional”, disse Camargo.

Essa é a terceira ocupação nos últimos três anos. E em anos anteriores houve depredação do patrimônio público e furto de notebooks e documentos. A segurança da universidade está orientada a não permitir a saída de estudantes com documentos.