Paraná

Governo Beto Richa anuncia recuo e desiste de fechar escolas

Após protestos de alunos e professores, Richa anunciou hoje pelas redes sociais a suspensão de plano de 'otimização' que fecharia 40 escolas

EBC

Richa determinou o cancelamento “de qualquer medida que implique no fechamento de escolas”

São Paulo – Enquanto em São Paulo o governador Geraldo Alckmin (PSDB) segue firme na decisão de fechar ao menos 94 escolas estaduais, com a possibilidade de ampliação nos próximos anos, no Paraná, seu colega de partido, o governador Beto Richa (PSDB) cedeu às pressões e anunciou hoje que vai recuar do plano de ‘otimização’, que também acarretaria o fechamento de unidades de ensino.

Após confirmar, na segunda-feira (26) o fechamento de 40 escolas no estado, Richa  anunciou hoje (30), através do seu perfil no Facebook, a suspensão “de qualquer medida que esteja em curso que implique o fechamento de escolas”.

A medida, segundo a APP-Sindicato, que representa os professores e funcionários de ensino público do Paraná, atingiria mais fortemente as escolas dedicadas ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que em sua maioria funcionam em prédios alugados.

Após reunião com a secretária de Educação, Ana Seres, o governador determinou o cancelamento de “estudos de reestruturação”, que incluíam principalmente as unidades que funcionam imóveis alugados.

De acordo com a nova decisão, os critérios para o planejamento e ensalamento de estudantes para 2016 voltam a ser os mesmos que valiam para anos anteriores, antes do anuncio do plano de ‘otimização’.