reorganização escolar

Estudantes protestam em diretorias de ensino em São Paulo. Amanhã tem ato na Paulista

Alunos, pais e professores organizaram manifestações na capital e em Taboão da Serra contra proposta do governo tucano, que pode fechar escolas

facebook/reprodução/nãofechemminhaescola

Diretoria de Ensino Leste 3 ocupada por manifestantes

São Paulo – Centenas de estudantes protestaram hoje (22) em escolas públicas da zona sul e leste da capital paulista, além de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. Com a presença de pais e professores, saíram em passeata para ocupar por algumas horas quatro diretorias de ensino nas regiões “por escolas públicas gratuitas e de qualidade como direito de todos”. Os alunos entoaram o tempo todo frases como: “Tô boladão, não vou deixar o governo fechar a minha escola não”.

Os manifestantes vêm se organizando sistematicamente contrários à proposta do governador Geraldo Alckmin de “reorganização” das escolas. O projeto pretende rever os ciclos de ensino, e com isso, centenas de escolas podem ser fechadas e alunos, transferidos. Amanhã (23), estudantes de diversas regiões da capital e Grande São Paulo farão manifestação conjunta a partir das 8h, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.

A articulação da proposta às escuras por parte do governo vem sendo criticada por alunos e pela sociedade civil, como alerta Walter Silva Souza, do Conselho Estadual da Apeoesp (sindicato dos professores da rede pública). “O governo não está informando nada antecipadamente. Na zona sul, sabemos do Saboya de Medeiros porque a informação vazou”, disse, sobre a escola situada na região de Chácara Santo Antônio. “Estamos nos organizando e fazendo reuniões. Não vamos aceitar a reorganização proposta sem discussão com as comunidades”, emenda o conselheiro.

Já no município de Taboão da Serra, alunos de sete escolas se mobilizaram hoje com apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Após fechar a rodovia Régis Bittencourt, os manifestantes saíram em passeata até a Diretoria Regional de Ensino de Taboão. A necessidade de diálogo foi mais uma vez apontada pelo diretor da Apeoesp no município. “O problema é que isso está sendo feito sem consulta. A reorganização pode provocar a demissão de mais de 40 mil professores”, lamentou.

Outro aspecto apontado como problema central da reorganização é o aumento de alunos por sala de aula. “Assim os alunos vão ter mais dificuldade, o professor não consegue dar atenção”, protesta Vanessa Matos, que já estuda em uma sala com 44 alunos.

Em nota oficial, a Secretaria Estadual da Educação informou que a Diretoria Regional de Ensino de Taboão da Serra recebeu uma comissão formada por alunos, professores e sindicato, para detalhar as fases do processo de reorganização e seu objetivo.

Ainda segundo o comunicado, a diretoria considera que “as manifestações são legítimas, mas não podem desinformar os pais e alunos e nem alimentar boataria”, que “o compromisso da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não é com fechamento de unidades, mas com a melhoria na qualidade do ensino e dos ambientes escolares”, e   “que nem todas as escolas passarão pelo processo de reorganização. O estudo que definirá quais escolas serão reorganizadas está sendo finalizado e. No dia 14 de novembro os pais estão convidados a participar do “Dia E” para tirar todas as dúvidas sobre o processo”.

Confira as escolas que devem fechar na zona sul da capital e em Taboão:

TABOÃO DA SERRA

E.E Alípio de Oliveira e Silva

E.E Prof. Anísio Carneiro

SANTO AMARO

E.E Padre Saboya de Medeiros

LESTE-PENHA

E.E Pedro de Alcântara

E.E Dom João Maria Ogno

E.E Prof. Esther Frankel Sampaio

E.E Prof. Otacílio Carvalho Lopes

E.E Prof. Augusto Bailot

VILA PRUDENTE

E.E. Branca de Castro C. Melo

E.E. Prof. Andre Xavier Gallicho

E.E. Prof. Ana Teixeira Zacharias

E.E. Arthur Chagas Jr.

E.E. Beatriz R. B. Astorino

E.E. Carolina A. C. Galvão

E.E. Isair Leiner 16

E.E. Joaquim Braga de Paula

E.E.José Chediak

E.E. Julia Macedo Pantoja

E.E. Julieta Farão

E.E. Luiza Mendes Correa

E.E. Maria da Gloria C. Silva

E.E.Secundino Domingues Filho

E.E. Stefan Sweig

E.E Valdir Fernandes

TATUAPÉ

E.E Salvador Rocco

SÃO MIGUEL / ITAIM

E.E Pedro Brasil Bandechi

E.E Henrique Smith Bayma

E.E Astrogildo Arruda

E.E Laurinda R. Pereira 10

E.E Cartano Zamith Mamana

E.E Eunnice Marques

E.E Pedro Viriato Panigot

E.E Carlos Gomes

E.E Francisco Parente

E.E Maria Regina Machado de Castro Guimarães

Com informações da Apeoesp e da Agência Brasil