Varejo

Vendas no comércio crescem em outubro pelo oitavo mês seguido

No ano, volume sobe 4% e receita, 11,8%. Em relação a igual mês do ano passado, destaque foi segmento de hipermercados e supermercados

Marcelo Camargo / ABr

Supermercados lideraram alta das vendas no varejo em outubro

São Paulo – As vendas no comércio subiram 0,2% de setembro para outubro, no oitavo resultado mensal positivo seguido, mas com a menor taxa de março (0,1%), de acordo com pesquisa divulgada hoje (12) pelo IBGE. Em relação a outubro de 2012, as vendas cresceram 5,3%, e agora acumulam alta de 4% no ano. Em 12 meses, sobem 4,5%. Quanto à receita, o instituto registra variação de 0,7% no mês, 12% sobre outubro do ano passado, 11,8% no acumulado deste ano e 11,9% em 12 meses.

O IBGE apurou variações positivas, de setembro para outubro, em sete atividades, com destaque para veículos e motos, partes e peças (6,2%). Das três com resultado negativo, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve recuo de 0,2%.

Na comparação com outubro de 2012, só um setor registrou queda: livro, jornais, revistas e papelaria (-0,6%). A atividade de hipermercados e supermercados cresceu 3,3%. Também tiveram alta, entre outros, móveis e eletrodomésticos (5%), tecidos, vestuário e calçados (3,5%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (10,5%).

O segmento de hipermercados e supermercados “volta a dar a maior contribuição à taxa global do varejo (31%)”, diz o IBGE. “Com a inflação no setor, seu desempenho ficou abaixo da média do varejo, mas foi impulsionado pelo crescimento da massa de rendimento da população e pela estabilidade do emprego.” A atividade acumula alta de 1,5% no ano e de 2,5% em 12 meses.