Retomada

Metalúrgicos do ABC entregam a Lula proposta para ‘resgatar’ o setor automobilístico

Documento inclui redução de juros, linhas de financiamento e nacionalização de peças

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Lula com metalúrgicos: juros devem baixar para facilitar financiamentos

São Paulo – Diretores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva documento sobre o setor automobilístico, elaborado pela entidade e pela subseção do Dieese. Segundo os metalúrgicos, o estudo inclui propostas para “resgate” do setor. Entre elas, redução dos juros e linhas de financiamento populares, diminuição do valor dos veículos, “incentivo às etapas de produção, nacionalização de peças e equipamentos e proteção ao emprego”.

O documento foi entregue a Lula ontem (3) pelo presidente do sindicato dos metalúrgicos, Moisés Selerges. Com ele estavam os diretores executivos Aroaldo da Silva (presidente do IndustriALL Brasil) e Wellington Messias Damasceno,

“Essas propostas, na nossa avaliação, melhoram substancialmente o setor, preservando e gerando empregos. Agora, é necessário que os juros baixem para que haja acesso a financiamentos mais baratos”, afirmou Moisés. “O Banco Central tem que ter responsabilidade com os empregos e trabalhadores e trabalhadoras do país. Aliás, uma de suas finalidades é essa”, acrescentou.

Leia também: