Atividade da indústria paulista encerra 2011 com leve alta e preocupa Fiesp

São Paulo – O Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista encerrou 2011 com alta de 0,6% comparado com 2010, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do […]

São Paulo – O Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista encerrou 2011 com alta de 0,6% comparado com 2010, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) nesta segunda-feira (30). O INA caiu 11,2% em dezembro em relação a novembro, quando já havia caído 2,1% ante outubro. Para o diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas da Fiesp (Depecon), Paulo Francini, a variação não sustenta qualquer otimismo sobre a recuperação do setor. A entidade projeta crescimento de 1,5% para este ano.   

Segundo o diretor da Fiesp, a situação da indústria preocupou e preocupa. “Entramos em 2012 com carry over (efeito estatístico transferido de um ano para outro) negativo de 3,2% para atividade industrial no ano. Se a indústria tivesse permanecido constante durante o ano de 2011, como aconteceu em 2010, teríamos 1,1% positivo, mas como o INA fechou em 0,6%, o comportamento é pior”, afirmou Francini. 

Na análise por setores, o pior desempenho foi o do têxtil, com baixa de 3,6% no ano ante 2010 e queda de 1,9% em dezembro ante novembro e de 1,8% nesse mês ante outubro. Depois, o de componentes de minerais não metálicos, que apresentou alta de 4,9% em relação a 2010. Registrou queda de 0,9% em dezembro ante novembro e de 0,9% nesse mesmo mês ante outubro.

No setor de móveis e indústrias diversas, houve avanço de 5,3% ante 2010. Na comparação de dezembro com novembro, houve baixa de 4,5%. Entre novembro e outubro, baixa de 3,4%.

“O conjunto das informações que provêm da atividade econômica mostra que a situação está razoável. Mas o fato é que, enquanto a economia como um todo tem determinado proveito, a indústria, por características especiais, está sofrendo”, declarou o diretor do Depecon. 

 

Leia também

Últimas notícias