Retomada?

Produção industrial fica estável de agosto para setembro

No ano, atividade tem crescimento moderado, distante de garantir recuperação. Setor automobilístico tem melhora

Rodrigo Czekalski/DAF Caminhões (Fotos Públicas)

Produção de veículos automotores tem resultados positivos em 2017. Em setembro, 16 setores caíram e oito subiram

São Paulo – A produção industrial brasileira ficou estável de agosto para setembro, com variação de 0,2%, depois de recuar 0,7% no mês anterior, segundo o IBGE. A atividade cresce moderadamente na comparação com setembro do ano passado (2,6%) e no acumulado do ano (1,6%). Em 12 meses, o resultado também aponta estabilidade, sem apontar para a falada (pelo governo) recuperação da economia: 0,4%.

Em setembro, duas das quatro categorias econômicas e oito dos 24 ramos pesquisados tiveram resultado positivo. Dezesseis registraram queda.

Entre os destaques, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis teve alta de 6,7% e produtos alimentícios, de 4,1%. O IBGE cita ainda indústrias extrativas e veículos automotores, reboques e carrocerias, ambos com 1%.

Dos 16 ramos que tiveram atividade menor, produtos farmoquímicos e farmacêuticos caiu -20,9% e perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal recuou 6,1%. 

Em relação a setembro do ano passado, o instituto apurou resultado positivo nas quatro categorias econômicas, 18 dos 26 ramos, 46 dos 79 grupos e 48,7% dos 805 produtos pesquisados. Entre as atividades, destaque para veículos automotores, que com 20,9% de alta teve a maior influência positiva. O segmento de produtos alimentícios teve alta de 3,6% e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, de 3,9%. Entre as oito atividades com redução, está a de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-26,5%).

Leia também

Últimas notícias