Produção industrial brasileira cresce 0,9% em outubro

Rio de Janeiro – A produção industrial brasileira voltou a crescer em outubro, com alta de 0,9% frente a setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje […]

Rio de Janeiro – A produção industrial brasileira voltou a crescer em outubro, com alta de 0,9% frente a setembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje (4). O resultado ficou um pouco abaixo do esperado pelo mercado, mas foi compensado pela revisão do dado mensal de setembro, que passou de uma queda de 1% para um recuo de 0,6%. O dado de agosto também foi revisado, de alta de 1,7% para avanço de 1,5%.

Segundo o IBGE, em outubro, 13 das 27 atividades pesquisadas apresentaram avanço na produção sobre o mês anterior, com destaque para indústrias extrativas com avanço de 8,6%, interrompendo as quedas verificadas desde junho. Já máquinas e equipamentos registrou alta de 6,3%, recuperando assim parte do recuo de 9,4% entre julho e setembro. Por sua vez veículos automotores registrou avanço de 3,7% em outubro, o que elimina a queda de 1,2% no mês anterior.

Também pesaram no resultado de outubro sobre setembro os setores de equipamentos de instrumentação médico-hospitalar, ópticos e outros (22,8%), alimentos (1,7%), metalurgia básica (2,6%) e perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (5,9%). Na outra ponta, houve queda da produção nos setores de farmacêutica (-5,2%), refino de petróleo e produção de álcool (-2,6%), outros equipamentos de transporte (-4,2%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (-6,6%).

No terceiro trimestre, beneficiado por medidas de estímulo do governo, a produção industrial mostrou uma pequena recuperação na comparação com o período de três meses anteriores, ao apresentar crescimento de 1,1%. Ainda assim o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 0,6% no terceiro trimestre, bem abaixo do esperado.

Já há indicações de que a atividade industrial continua em recuperação. O Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) do instituto Markit, em novembro, acelerou a expansão ao atingir 52,2, ante 50,2 em outubro, permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Leia também

Últimas notícias