IBGE: Na média de 4 regiões, desemprego em julho fica em 5,1%

Greve no instituto prejudicou mais uma vez a tabulação dos dados relativos ao Rio de Janeiro e a Salvador

Brasília – A taxa de desemprego em quatro das maiores regiões metropolitanas do Brasil registrou índice médio de 5,1% em julho, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada hoje (23) pelo IBGE. A médias do dados se refere às regiões de São Paulo (5,7%), Belo Horizonte (4,4%), Recife (6,5%) e Porto Alegre (3,8%). Ficaram de fora, devido à greve que atinge parcialmente o instituto, as regiões de Salvador e Rio de Janeiro.

Quanto à população empregada, o quadro ficou estável em julho no Recife, Belo Horizonte e São Paulo em relação ao mês anterior. Em Porto Alegre, a queda foi 2,8%, o que representou menos 52 mil pessoas trabalhando. Na comparação anual, os empregados cresceram 2,7% em Recife e não foi registrada variação significativa nas demais regiões pesquisadas.

O rendimento médio real caiu em três das quatro regiões – Recife (-3,5%), Belo Horizonte (-1,8%) e São Paulo (-1,1%). Em Porto Alegre, manteve-se estável. Na comparação com julho do ano passado, as quatro regiões metropolitanas tiveram acréscimo no rendimento médio real, com destaque para Belo Horizonte e Recife que apresentaram crescimento de 5%.

Segundo o instituto, ainda não há data para a divulgação dos dados completos da pesquisa, incluindo os das regiões metropolitanas do Rio e de Salvador.