Mutirão do Sebrae para formalizar empresas segue até sábado

São Paulo – Aproximadamente 1.500 pessoas foram atendidas na semana passada na tenda montada pelo Sebrae paulista no largo São Bento, no centro da capital, onde a entidade realiza até […]

São Paulo – Aproximadamente 1.500 pessoas foram atendidas na semana passada na tenda montada pelo Sebrae paulista no largo São Bento, no centro da capital, onde a entidade realiza até o próximo sábado (10) um mutirão para formalizar pequenos negócios e dar consultoria a empreendedores individuais. O evento, realizado das 8h30 às 17h30, conta com a parceria da Federação das Associações Comerciais (Facesp) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A meta do Sebrae é chegar a 4.500 atendimentos e a 1.200 formalizações nos 12 dias de evento. O maior interesse é na formalização de empreendedor individual. As pessoas têm dúvidas sobre a contribuição do INSS e o pagamento mensal de impostos.

Segundo o Sebrae, é preciso acessar, todos os meses, o Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br), preencher o relatório de atividades, imprimir o boleto e pagar em uma agência bancária. “Muita gente acha que, nos meses em que não tem faturamento, está isenta do pagamento da taxa. Não é verdade. Ele precisa pagar todo mês”, explica a analista de atendimento do Sebrae em São Paulo, Heloisa Dantonio Endriukaitis. 

Na manhã de sexta-feira (2), João Armando de Oliveira, eletricista automotivo, esteve no local com a expectativa de abrir uma empresa, algo que sempre almejou. “Quero ser uma pessoa jurídica”, disse. 

Dicas, informações para melhorias de gestão da empresa, dúvidas sobre previdência e aposentadoria fazem parte do leque de informações do mutirão. “Está excelente a procura. Do ano passado para cá, nesta nossa terceira edição, eu consigo observar que as pessoas já estão identificando melhor o Sebrae e, além disso, estão mais maduras, por dentro dos assuntos”, conta Heloisa.

Os cursos mais procurados são para os empreendedores individuais: o de orientações e o de como fazer o imposto de renda específico. “A procura é muito grande por parte de quem quer abrir uma empresa. Eles querem saber o que tem que pagar, como fazer a declaração de forma correta, sobre os boletos mensais desse tipo de empresa, enfim”, exemplifica Bruno Zamith de Souza, analista de projetos responsável pelo evento. 

Um problema comum na vida de muitas pessoas é o mesmo de Ulisses Albano Rodrigues Júnior, que é zelador e faz outros “bicos”. “Faço serviços de parte elétrica por fora. Muitos dos meus clientes exigem nota fiscal e eu fico empacado, porque não tenho CNPJ. Vim aqui resolver isso”, disse.

 

Mutirão do Sebrae/SP

Local: Largo São Bento, centro 

Horário: das 8h30 às 17h30

Fone: Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

 

 


 

Leia também

Últimas notícias