memória e ação

Samba e sons da ancestralidade negra serão tema de curso

Proposta é promover interação, convívio e análise de capítulos centrais da história brasileira

arquivo/ebc
arquivo/ebc
A formação está estruturada a partir de diferentes atividades. Entre elas, audição de discos; leituras de registros escritos e imagéticos; oficinas de batucadas; reflexão a partir de histórias dos instrumentos e do samba; além de análise de pesquisas históricas sobre o tema

São Paulo – O centro internacional de ensino, promoção e manutenção da língua portuguesa Brasil em Mente promove, neste mês e no próximo, o curso O Samba e os Sons da Resistência Ancestral Negra. Os encontros serão on-line e realizados entre os últimos dias de junho e todo o mês de julho. É aberto a todos os interessados na história do samba, da cultura e da ancestralidade brasileira e africana.

A formação está estruturada a partir de diferentes atividades, como audição de discos, leituras de registros escritos e imagéticos e oficinas de batucada. Os organizadores oferecem ainda reflexão a partir de histórias dos instrumentos e do samba, além de análise de pesquisas históricas sobre o tema. “Esta é uma proposta política-social, de cunho educacional, artístico e cultural, voltada para a produção de um olhar consciente sobre o Brasil, que apresenta o samba como educação”, informa o centro.

De acordo com o Brasil em Mente, serão duas dimensões de abordagem do conteúdo. “Uma é voltada ao estudo rítmico, percussivo, melódico e histórico da música popular brasileira e do samba; e outra voltada a uma reflexão política sobre a formação da nossa sociedade brasileira e de que maneira isso foi sendo retratado, construído e elaborado no samba.”

O curso tem 20 horas programadas em encontros de duas horas cada. As atividades serão realizadas neste domingo (20) e no próximo dia 30, e em 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de julho. O valor total para participação é de R$ 300. Mais informações e inscrições no site do Brasil em Mente.


Leia também