Mistura fina

Salomão Soares e Vanessa Moreno: piano e voz num álbum cheio de bossa

Convidados desta sexta-feira do "Hora do Rango" lançam o disco "Chão de Flutuar", repleto de improvisação e muito virtuosismo

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube
Salomão Soares e Vanessa Moreno, dois expoentes da música brasileira, se encontram no álbum "Chão de Flutuar"

São Paulo — Chão de Flutuar é o nome do primeiro álbum do duo formado pela cantora paulista Vanessa Moreno e o pianista paraibano Salomão Soares, convidados do programa Hora do Rango desta sexta-feira (2), a partir do meio-dia, na Rádio Brasil Atual. No disco, voz e piano são ouvidos com brasilidade, nuances rítmicas, espontaneidade e improvisação. 

As canções escolhidas passeiam por diversas vertentes da música brasileira, como Canção do Amanhecer, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, Correnteza, de Tom Jobim e Luiz Bonfá, Boca de Leão, de Filó Machado, numa versão repleta de nuances rítmicas e improvisações, além do frevo instrumental Ninho de Vespa, de Dori Caymmi, Conversando no Bar (Milton Nascimento/Fernando Brant), Sanfona (Egberto Gismonti), Pedro Brasil (Djavan) e Fica Mal com Deus (Geraldo Vandré), entre outras.  

“O repertório foi escolhido com muito cuidado e carinho para que fosse possível interpretar algumas das canções que gostamos de ouvir, com leveza e ao mesmo tempo intensidades, buscando achar o nosso jeito em cada uma delas”, explica a cantora Vanessa Moreno.

“Acho que o nome do disco reflete um pouco do que buscamos nesse encontro. Estão contidas um pouco de nossas raízes e influências brasileiras, com espontaneidade e liberdade de criação em outros momentos”, destaca o pianista Salomão Soares.

 Vanessa tem construído sua carreira como intérprete e compositora, tendo integrado durante quatro anos o trabalho “Saraivada”, de Chico Saraiva, e cantado ao lado de artistas como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Fabiana Cozza, Chico Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Nailor Proveta, Maria Gadu, Criolo, Ellen Oléria, entre outros. Em parceria com o contrabaixista Fi Maróstica, já lançou dois álbuns, Vem Ver (2013) e Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil (2016). 

Por sua vez, Salomão Soares, com apenas 28 anos, já foi finalista do Piano Competition, no Festival de Montreux, em 2017; vencedor do Prêmio Novos Talentos, do Festival Savassi 2018; e foi o artista convidado para quatro shows no Festival SESC Jazz 2018 — um dos mais renomados festivais de jazz do país, tendo sido o convidado especial do multinstrumentista Hermeto Pascoal para o show de encerramento do evento. Em sua carreira, já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Filó Machado, Altay Veloso, Arismar do Espírito Santo, Toninho Ferragutti, entre tantos outros.

O programa

Hora do Rango, apresentado por Colibri Vitta e premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), recebe ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, sempre um convidado diferente com algo de novo, inusitado ou histórico para dizer e cantar. Os melhores momentos da semana são compilados e reapresentados aos sábados e domingos, no mesmo horário.

Leia também

Últimas notícias