Balanço

‘Revista Brasil TVT’ analisa os fatos da semana. Agora é aos sábados

Programa deste sábado, às 18h, destaca inovador aplicativo de caronas em Araraquara. E também a saúde em baixa e o trabalho escravo em alta no país

Divulgação
Divulgação
Parceria entre cooperativa e prefeitura. aplicativo tem 7 mil usuários cadastrados

São Paulo – A partir deste final de semana, o Revista Brasil TVT terá exibição antecipada para os sábados. Desse modo, às 18h deste dia 29, o programa traz o balanço da semana, com análises de especialistas a respeito de fatos que foram destaques. Entre eles, uma criativa política pública de transporte apresentada em Araraquara, no interior de São Paulo. Parceria entre a Cooperativa de Transporte da cidade e a prefeitura, o aplicativo de carona Bibi Mob já tem 7 mil usuários cadastrados. O prefeito Edinho Silva (PT) explica a iniciativa, que assegura ao motorista 95% do preço pago pelo usuário.

O padre Júlio Lancelotti também está entre os convidados e fala sobre as famílias em situação de rua, população que só cresce. De Berlim, o escritor Flávio Aguiar atualiza e analisa a informações em torno do conflito bélico na Ucrânia. Além deles, o programa Revista Brasil TVT conversa com a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo Lucimara Malaquias. A dirigente denuncia o banco Santander, por violar direitos e driblara a lei ao abrir agencias aos sábados – e explica como os sindicatos estão reagindo.

Menos saúde, mais escravidão

Em tempos de uma crise sanitária sem precedentes na história do país, o governo brasileiro ignora a tragédia da pandemia e promove mais cortes no orçamento da saúde pública. A biomédica Helena Nader, professora da Unifesp, comenta a gravidade do cenário para o momento atual. Ex-presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena avalia ainda os impactos do sucateamento da ciência para as gerações futuras.

O Revista Brasil TVT deste sábado traz ainda o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, da ONG Repórter Brasil. Sakamoto fala dos altos e baixos do Estado brasileiro no enfrentamento à escravidão contemporânea. O programa traz também o quadro Momento Cultural, em que o músico Nego Bala conta como a arte foi sua aliada no caminho de saída da Cracolândia.

O Revista Brasil TVT pode ser visto no canal digital 44.1 (Grande São Paulo), mas para quem se habituou a assistir aos domingos, o programa continua valendo. A reprise segue no mesmo horário, 18h. E pode ser conferida também no canal da emissora no YouTube.

Acompanhe a partir das 18h deste sábado