Oliver Stone apresenta documentário sobre América Latina dia 31 no Brasil

Diretor americano analisa principais lideranças de esquerda da América Latina, com destaque para o venezuelano Hugo Chávez

Chávez durante as filmagens de Oliver Stone (Foto: Divulgação)

São Paulo – O diretor Oliver Stone virá ao Brasil para divulgar o documentário “Ao Sul da Fronteira” (“South of the Border”) que apresenta como protagonista o presidente Hugo Chávez e os acontecimentos de abril de 2002, quando um movimento cívico-militar afastou temporariamente o líder venezuelano do poder. O filme aborda também as outras lideranças de esquerda que assumiram o poder nos últimos anos na América Latina.

O documentário será exibido no dia 31 de maio, na sede da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com a  presença de Stone que participará de entrevista coletiva. “Ao Sul da Fronteira” teve estreia mundial em Madri na terça-feira (18) e segundo o El País contou com a presença do diretor, do presidente boliviano Evo Morales e o paraguaio Fernando Lugo. Os presidentes estão na capital espanhola por conta da Cúpula União Europeia – América Latina e Caribe.

Pré-Estreias

>> 28 de maio – Caracas -Venezuela
>> 30 de maio – Quito – Equador
>> 31 de maio – São Paulo – Brasil
>> 1 de junho – Cochabamba – Bolívia
>> 2 de junho – Paraguai
>> 3 de junho – Buenos Aires – Argentina

Nos últimos anos, Stone dirigiu “Comandante” (2003) e “Looking for Fidel” (2004), a partir de entrevistas com o líder cubano e outros personagens, inclusive opositores do regime. Com o novo longa, ele volta a olhar para o continente.

Chávez e Stone (Foto: Divulgação)

No documentário, o presidente venezuelano recebe comentários elogiosos de alguns chefes de estado da América Latina:Cristina Fernández Kirchner (Argentina), Evo Morales (Bolívia), Lula (Brasil), Rafael Correa (Equador), Fernando Lugo (Paraguai), Raul Castro (Cuba) e o ex-presidente argentino Nestor Kirchner.

Veja um trecho de Ao Sul da Fronteira :