De 13/8 a 16/9

Mostra traz a São Paulo panorama cultural e social de países árabes

Palestino indicado ao Oscar, 'Omar' é um dos 26 filmes que serão exibidos na 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, em São Paulo

Divulgação

Longa-metragem ‘Omar’, que abre a mostra, trata sobre uma história de amor nas piores circunstâncias

Com o objetivo de derrubar estereótipos e aproximar a cultura árabe da brasileira, começa nesta quarta-feira (13) a 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema. Ao todo, 26 filmes serão exibidos no CineSesc (de 13 a 20 de agosto), no Memorial da América Latina (de 22 a 25), no Centro Cultural Banco do Brasil (de 27 de agosto a 14 de setembro), no auditório da Biblioteca Mário de Andrade (de 2 a 9 de setembro) e no Centro Cultural São Paulo (de 9 a 16 de setembro).

Diferente das edições anteriores que tinham como tema a política, desta vez a curadoria decidiu escolher obras que celebram as relações humanas e evidenciam a diversidade cultural e social dos países árabes. “Não se trata de negar a dimensão política de tais espaços, como nas microrrelações familiares. Ao contrário. Apenas busca-se enfatizar o papel que o segredo e o indizível desempenham na produção das sociabilidades, em quaisquer sociedades. Evidentemente, as transformações políticas continuam demonstrando sua vitalidade, mesmo perante contradições”, afirma um dos curadores, Geraldo Adriano Godoy de Campos.

A mostra realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Sesc-SP, o CCBB, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a Prefeitura de São Paulo e o Memorial da América Latina, foi dividida em quatro módulos: Cinema Palestino, Cinema Egípcio Contemporâneo, Diálogos Árabes-Latinos e Panorama Mundo Árabe. Este último apresenta a diversidade da produção cinematográfica contemporânea da região, com obras exibidas nos festivais internacionais nos últimos dois anos.

O palestino indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Omar, de Hany Abu-Assad, abre a programação da mostra com a participação do ator Samer Bisharat, que faz parte do elenco. Na história, o jovem padeiro Omar vive na Palestina ocupada e tem de fugir dos tiros da vigilância para poder encontrar com a mulher que ama e os dois amigos de infância.

Também palestino, o documentário Diários, de May Odeh, conta a vida de três mulheres que tentam, em meio à ocupação israelense e ao controle das autoridades religiosas, reconstruir seu cotidiano depois de um ataque militar devastador.

Outro destaque é Zelal, de Marianne Khoury, que faz o primeiro registro cinematográfico de dois hospitais psiquiátricos no mundo árabe. Filmado no Egito, o filme apresenta a sociedade paralela criada dentro destas instituições, além de histórias de pacientes, tais como mulheres internadas depois de brigarem com os maridos e idosos “presos” desde que eram adolescentes rebeldes.

Na sessão Diálogos Árabe-Latinos será exibido o documentário Nem Sempre me Vesti Assim, da brasileira Betty Martins, que aborda a questão do uso do véu entre as mulheres muçulmanas no Reino Unido.

Além dos filmes, serão realizadas mesas de debate que propõem uma reflexão sobre questões contemporâneas dos países árabes e da região do Oriente Médio. A condição dos refugiados, a questão palestina e a crescente produção cinematográfica brasileira sobre temáticas árabes são alguns dos aspectos que serão abordados nas discussões.

Assista ao trailer de Omar, de de Hany Abu-Assad.

9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema
Quando: de 13 de agosto a 16 de setembro
– De 13 de a 20 de agosto, no CineSesc
Rua Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo (SP) – (11) 30870500
– De 22 a 25 de agosto, no Memorial da América Latina
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo (SP) – (11) 3823-4600
– De 27 de agosto a 14 de setembro, no CCBB-SP
Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo (SP) – (11) 3113-3651/3652
– De 2 a 9 de setembro, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo (SP) – (11) 3775-0002
– De 9 a 16 de setembro, no Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo (SP) – (11) 3397-4002
Quanto: preços variados
Programação completa: www.icarabe.org
Classificação: 12 anos