no rio

Mostra celebra os 50 anos de cinema de Paulo José

De hoje ao próximo dia 22, 21 filmes que marcaram a carreira do ator serão exibidos na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Evento também promove dois debates sobre a filmografia do gaúcho

Divulgação

Programação do festival traz 16 longas e cinco curtas-metragens de todas as fases da carreira do ator

Paulo José começou a fazer teatro em 1955. Dez anos mais tarde, estreou nos cinemas com o filme O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade, baseado no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade. Hoje o ator tem mais de 30 filmes na bagagem. Os 50 anos desta estreita e produtiva relação com o cinema nacional são celebrados com uma mostra que começa nesta terça-feira (10) na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Paulo José: Meio Século de Cinema exibe, de terça a domingo até o próximo dia 22, 21 filmes que trazem no elenco o ator e diretor gaúcho de 77 anos. A programação contempla 16 longas e cinco curtas-metragens de todas as fases de sua carreira.

O festival será aberto com o documentário Paulo José, Um Autorretrato Brasileiro, de Joel Pizzini. Além do longa de estreia do ator, fazem parte da seleção outros dois clássicos: Macunaíma, de Joaquim Pedro, e Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos de Oliveira, em que Paulo contracenou com Leila Diniz. Os três longas serão exibidos a partir de cópias restauradas no formato de 35 mm.

O curta-metragem Ilha Flores, narrado por Paulo José, também faz parte da programação. O documentário dirigido por Jorge Furtado mostra como a economia provoca desigualdade entre as pessoas. O festival conta ainda com a exibição de Policarpo Quaresma, Quincas Berro d’Água, Benjamin, O Palhaço, entre outros filmes.

Dois debates serão realizados durante a mostra. No próximo sábado (14), o tema do bate-papo será “Ator, autor, inventor: O Padre e a Moça e Macunaína – A atuação de Paulo José em filmes de Joaquim Pedro de Andrade”. Já no dia 21, a discussão gira em torno de teatro, cinema e televisão, com participação de Domingos de Oliveira, Luiz Carlos Maciel e Joel Pizzini.

Confira a programação completa no site da Caixa Cultural.

Paulo José: Meio Século de Cinema
Quando: até 22 de março, de terça a domingo
Onde: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro
Quanto: R$ 2 e R$ 4
Lotação: 78 lugares
Mais informações: (21) 3980-3815