Arte no FDS

Festival Usina Lado B ocupa antigo incinerador na zona Sul de SP

Usina Lado B ocupa o antigo incinerador Vergueiro, no Ipiranga. Festival reúne musicos independentes, artistas locais e roda de samba

Wikicommons
Wikicommons
"Onde havia queima de lixo, queremos ressignificar ocupando o espaço com a comunidade com olhar para saúde e bem estar da coletividade"

São Paulo – A Usina Eco-Cultural recebeu neste sábado (17) o 1º Festival Usina Lado B. O espaço fica no bairro do Ipiranga, zona Sul de São Paulo. A ideia do festival é unir música e meio ambiente, além de promover cultura e artistas independentes. A casa é o antigo incinerador Vergueiro, na Rua Breno Ferraz do Amaral, 390. Da rua Ricardo Jafet, quem passa vê sua chaminé proeminente.

De acordo com a organização, o Festival “é um movimento recente de pessoas do bairro do Ipiranga e arredores que surgiu do desejo de ocupar e atribuir um novo sentido ao espaço do Incinerador Vergueiro, com práticas de cidadania, direito a cidade, cultura e um novo olhar para o meio ambiente”. Além da Usina, participam da produção o Movimento Lado B do B.

usina lado b

“Onde havia queima de lixo, queremos ressignificar ocupando o espaço com a comunidade com olhar para saúde e bem estar da coletividade. Equipamento desativado há 20 anos e que pode ter um sentido comunitário de cuidado”, prosseguem os organizadores. “O festival é uma oportunidade de trazer pessoas de dentro e fora do bairro do Ipiranga”, completam.

As atrações do Festival vão além da música independente. Também haveriam intervenções cênicas, exposições de artistas locais, oficia de samba da Geração Portela, além de roda de samba para abrir o evento. Os artistas selecionados foram: Sue Cavalcante, Stellaria, Diogo Pepe, Tatá Brasilina e Consulado da Portela.