registro histórico

Debate marca lançamento de livro sobre repressão policial na ditadura

Escrito na prisão por presos políticos, 'Repressão militar-policial no Brasil – o livro chamado João' é considerado importante obra de resistência à ditadura

Arquivo

Livro esteve por 40 anos na clandestinidade. Expectativa é contribuir para entendimento sobre período

São Paulo – O livro Repressão militar-policial no Brasil – o livro chamado João será lançado hoje (18), em São Paulo. A obra foi escrita clandestinamente na década de 1970 na Casa de Detenção de São Paulo por um coletivo de escritores ligados a movimentos de resistência à ditadura civil-militar, que se instaurou no país em 1964. A obra é considerada uma importante ação de resistência dos presos políticos à ditadura.

Para marcar o lançamento, haverá um debate com especialistas sobre o tema a partir das 19h30, no Armazém do Campo, na região central de São Paulo. Participarão o poeta Hamilton Pereira da Silva (conhecido pelo pseudônimo Pedro Tierra), o ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannucchi (ambos autores do livro) e o escritor Bernardo Kucinski. A mediação será do advoagdo e preso político Aton Fon Filho, também um dos autores.

Assinam também o ensaio Carlos Lichtszejn, Celso Horta, Gilberto Luciano Beloque, José Carlos Vidal, Manoel Cyrillo de Oliveira Netto e Reinaldo Morano Filho. Todos foram militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN), do Movimento de Libertação Popular (Molipo) ou da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).

Apelidado de “João”, o livro esteve por quatro décadas na clandestinidade. A expectativa dos autores é contribuir para o entendimento geral sobre a ditadura. “Sua tese central – esmiuçando o processo de “abertura lenta, gradual e segura” garantido pelo grupo hegemônico da ditadura – mostra-se consistente ainda hoje e contribui para a análise do estágio da luta de classes no Brasil e contra a criminalização dos movimentos sociais”, diz o texto de apresentação da Editora Livre Experssão, responsável pela obra.

Debate Repressão militar-policial no Brasil – o livro chamado João
Quando: Sexta-feira (18), às 19h30
Onde: Armazém do Campo (Al. Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, São Paulo)
Quanto: Gratuito