Sobe som

Edição especial festeja 10 anos do programa ‘Clube do Choro’ da Rádio Brasil Atual

Entre as raridades, parte do Festival Nacional do Choro, gravado ao vivo no Palácio das Convenções do Anhembi, em abril de 1977

David Drew Zingg/Acervo IMS
David Drew Zingg/Acervo IMS
Pixinguinha, um dos gênios musicais brasileiros, é presença obrigatória no programa de 10 anos do Clube do Choro

São Paulo — Para comemorar 10 anos no ar, o programa Clube do Choro apresentou, no domingo (23) uma edição especial em homenagem ao primeiro gênero musical brasileiro. Com produção e apresentação de Guta do Pandeiro, o programa viaja à década de 1970, período que marcou o “ressurgimento” do choro no Brasil. 

Naqueles anos, alguns acontecimentos contribuíram para esse resgate. Houve o show de Paulinho da Viola, com participação especial do conjunto Época de Ouro, cujo sucesso despertou na mídia a curiosidade de divulgar a história dos compositores e músicos de chorinho. O álbum Memória Chorando, de Paulinho, de 1976, foi um dos marcos desse momento de redescoberta do gênero. 

Entusiasmadas com o ambiente, na mesma época diversas gravadoras foram aos seus arquivos e relançaram LPs de grandes “chorões” da música brasileira. Veio então o Festival Nacional do Choro, promovido pela rede de televisão Bandeirantes, apresentando novos e tradicionais compositores. O festival foi gravado ao vivo, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, no dia 2 de abril de 1977.

É justamente parte deste espetáculo que o programa Clube do Choro apresenta nesta edição especial. No repertório, as canções Lamento, de Pixinguinha, 1×0, de Pixinguinha e Benedito Lacerda, e Carinhoso, também de Pixinguinha, com João de Barro e Altamiro Carrilho.

O programa ainda traz para o ouvinte músicas de outros mestres do gênero, como Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Carlos Poyares, Eudóxia de Barros, Raul de Barros e Abel Ferreira, encerrando com uma apresentação totalmente improvisada.

Confira