Teatro

Espetáculo do grupo Pombas Urbanas resgata memórias da Cidade Tiradentes

Inspirado em pesquisas e vivências feitas na região, 'Cidade Desterrada' conta a história de moradores do bairro da zona leste paulistana, e suas batalhas por vida digna, com trabalho, comida, saúde e transporte

Divulgação

Peça foi criada a partir da convivência com a comunidade e de pesquisa sobre memória, território e identidade

São Paulo – O espetáculo Cidade Desterrada, que o Grupo Pombas Urbanas estreia no próximo sábado (14), às 20h, no Centro Cultural Arte em Construção, apresenta as memórias da Cidade Tiradentes, bairro localizado no extremo leste da capital paulista.

A peça começa com a chegada dos Encantados, seres cósmicos e imaginários que representam a força ancestral da comunidade que vai se formar ali. Um grande bairro popular cresce nesse lugar repleto de histórias de vida e de lutas por trabalho, comida, saúde e transporte. Logo chega uma trupe de teatro que interpreta as vivências dessa população desterrada e, juntos, artistas e comunidade descobrem que para criar o futuro é preciso cultivar a memória e celebrar a vida.

Com sede há mais de dez anos na região, o Grupo Pombas Urbanas desenvolveu coletivamente o texto a partir de sua convivência com a comunidade e de uma pesquisa sobre memória, território e identidade realizada com os moradores da maior Cohab da América Latina.

Entre 2012 e 2013, a companhia promoveu dezenas de encontros comunitários chamados “Café Memória”, um espaço em que os moradores da Cidade Tiradentes dividiam suas lembranças pessoais ligadas à formação e transformação da Cidade Tiradentes. A partir dessas informações, a peça alterna cenas da nova e da velha realidade, “que no lugar de embrutecer, podem anunciar um tempo mais humano e libertário.”

O grupo privilegia espetáculos com temas que se fazem presentes da periferia ao centro da cidade, sempre sob a ótica de populações marginalizadas, com pouca ou nenhuma voz nos espaços de comunicação de massa. Seu repertório conta com 13 peças teatrais, entre eles Era Uma Vez um Rei, espetáculo de rua que estreou em 2014, e Todo Mundo Tem um Sonho, infantil que, desde 2002, circula por mostras e festivais do Brasil e da América Latina.

Depois da estreia de Cidade Desterrada, o grupo realiza temporada gratuita no Centro Cultural Arte em Construção, de 17 de novembro a 4 de dezembro, de terça a sexta, às 15h e às 20h, e aos sábado, às 20h.

Cidade Desterrada, do Grupo Pombas Urbanas
Estreia: sábado, 14 de novembro, às 20h
Temporada: de 17 de novembro a 4 de dezembro
De terça a sexta, às 15h e às 20h; aos sábado, às 20h.
Onde: Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, n° 2100, Cidade Tiradentes, São Paulo (SP)
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Gênero: drama
Quanto: grátis, com retirada de ingresso 1 hora antes das sessões
Informações e reservas: (11) 2285-7758

Ficha técnica
Texto:
Grupo Pombas Urbanas
Direção: Adriano Mauriz, Marcelo Palmares e Paulo Carvalho
Direção musical: Giovani di Ganzá e Grupo Pombas Urbanas
Figurinista: Carlos Alberto Gardin
Cenografia: Marcelo Larrea
Iluminação: Edgard Duprat
Elenco: Adriano Mauriz, Cinthia Arruda, Juliana Flory, Marcelo Palmares, Marcos Kaju, Natali Santos, Paulo Carvalho, Ricardo Big