Teatro

Grupo leva aos palcos experimentos artísticos feitos em ruas e periferias

Após dois anos de intervenções urbanas pela capital paulista, Trupe DuNavô estreia espetáculo 'Refugo Urbano' dia 29 de agosto no Centro Cultural São Paulo

Divulgação

“O espetáculo é cheio das nossas mais sinceras tolices humanas, que podem ser engraçadas ou dolorosas e cruéis”

São Paulo – Estreia amanhã (29), no Centro Cultural São Paulo (CCSP), o espetáculo Refugo Urbano, da Trupe DuNavô, um grupo teatral que pesquisa a linguagem do palhaço em espaços não convencionais. A peça é uma fábula urbana que resultou de um processo de criação interativo feito com o público durante dois anos pelas ruas e nas periferias da capital paulista.

O espetáculo conta a história de dois palhaços vindos de universos particulares e completamente distintos que, a partir de um encontro improvável, passam a conviver e lidar com suas diferenças. Pamplona e Claudius se encontram em um beco esquecido da cidade e o encontro entre eles abre espaço para que essas duas personagens se reinventem por meio da convivência e do afeto. O divertido convívio em meio ao improvável é o fio condutor da obra, construída sob a ótica dos seres “invisíveis” que habitam as grandes cidades.

“Chamamos ‘invisíveis’ tudo aquilo que está ao nosso redor, mas que preferimos ignorar a existência, por não ser agradável aos olhos ou porque nos habituamos a ficar em nossa bolha individual. O que ambicionamos foi criar uma obra capaz de dialogar com todos os cidadãos, propondo uma reflexão sobre o que há nas ruas e qual é a nossa capacidade de ressignificar o que nossos olhos já se habituaram a ignorar”, afirma Gislaine Pereira, integrante da Trupe DuNavô.

O grupo fica em cartaz até 25 de outubro no CCSP, aos sábados e domingos, às 16h. Para a atriz Gabi Zanola, o que aproxima essa peça do público é sua humanidade. “O espetáculo é cheio das nossas mais sinceras tolices humanas, que podem ser bem engraçadas ou muito dolorosas e cruéis! Refugo Urbano é uma permissão de dois mundos muito diferentes, que se deixam levar juntos para um mesmo propósito, o que os torna iguais. A partir da solidão e da individualidade de cada mundo, esses dois palhaços tão distintos, e ao mesmo tempo tão iguais, criam um universo único”, afirma.

Ao interagir com o público nas ruas e nas periferias, a intenção do grupo era aprofundar suas pesquisas em torno do tema do refugo urbano, colocando sobre essa realidade outra perspectiva e explorando o que há de mágico no trágico da crueza das ruas. O resultado é um espetáculo com brincadeiras circenses, corpo cômico, malabarismo e jogo do palhaço.

Refugo Urbano, da Trupe DuNavô
Quando:
de 29 de agosto a 25 de outubro
Aos sábados e domingos, às 16h
Onde: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo
Quanto: R$ 5 e R$ 10
Ingressos à venda na bilheteria de terça a sábado, das 13h às 21h30, e aos domingos, das 13h às 20h30. Ou pelo site www.ingressorapido.com.br

Ficha técnica
Atores criadores: Gabi Zanola e Renato Ribeiro
Direção: Suzana Aragão
Assistente de direção: Gis Pereira
Dramaturgia: Nereu Afonso
Direção musical: Célio Colella
Preparação corporal: Ronaldo Aguiar
Preparação de boneco: Rani Guerra
Cenário e adereço: Bira Nogueira
Costureiras: Francisca Rodrigues e Cidinha
Figurino: Trupe DuNavô
Operação de som e Produção: Gis Pereira
Criação de luz e audiovisual: André Grynwask e Pri Argoud
Operação de Luz: Rafael Araújo
Fotografia: Sissy Eiko
Classificação: 5 anos