Terceira idade

Intervenções artísticas propõem reflexão sobre respeito aos idosos

Entre os próximos dias 13 e 19, Coletivo Pi participa da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa com ações em vários pontos de São Paulo

R.Dionísio/Divulgação

Grupo mostra relações entre pessoas de gerações distintas, como uma dança entre uma jovem e uma senhora

São Paulo – Durante uma semana, entre os próximos dias 13 e 19, algumas faixas de pedestres de várias cidades de São Paulo serão palco de encontros inusitados. O Coletivo Pi participa da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, realizada pelo Sesc SP, com a intervenção Na Faixa, que pretende quebrar estereótipos e criar ações e imagens que sensibilizem para questões pertinentes à terceira fase da vida. A ação marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa em 2006.

Criada originalmente em 2011 para o cruzamento entre as avenidas Paulista e Brigadeiros Luiz Antonio, a intervenção urbana mostra encontros incomuns entre duas pessoas durante o tempo de espera do semáforo. Desta vez, o grupo contará com a participação de quatro idosos que oferecem aos pedestres e motoristas alguma dose de humor e poesia em brincadeiras que refletem sobre a travessia, sobre o ato de esperar e as diversas formas de encontrar alguém no meio da multidão.

O grupo adaptou cenas de edições passadas para explorar as relações entre pessoas de gerações distintas. Um dos encontros entre uma jovem e uma senhora se dá através de uma dança com guarda-chuvas em plena rua; em outro, um idoso grafita em um painel a pergunta: “O que é invisível na cidade?”. Além disso, os integrantes devem entregar para motoristas e pedestres cartões postais com fotos da ação e um poema de Jefferson Santana sobre o tempo.

“A ação na faixa, consegue deslocar o olhar dos pedestres, que jamais imaginam que em meio aquela tensão da travessia, irão se deparar com uma imagem poética. Além disso, os motoristas que estão esperando o semáforo abrir, sempre com a impaciência cotidiana da cidade, se surpreendem com a imagem que acontece à frente de seus veículos. Há ainda um diferencial nessa edição: a sugestão de refletir sobre a terceira idade, já que cedo ou tarde todos nós passaremos por ela” afirma Jean Carlo Cunha, performer e integrante do Coletivo PI.

Segundo Pâmella Cruz, diretora do Coletivo PI, a intervenção pretende combater a indiferença e promover a conscientização sobre os direitos da terceira idade. “Mostraremos o lado inusitado e poético da terceira idade, o encontro de gerações e como devemos romper as barreiras da indiferença, buscando uma convivência solidária pelas ruas da cidade. Na Faixa fará refletir como somos hoje e como pensamos o futuro, se ainda precisaremos de leis e cartazes obrigatórios nos transportes para ceder o lugar, de multas para parada de um carro dando espaço aos pedestres, enfim, nos faz pensar que formas de vida buscamos em nosso cotidiano.”

Na Faixa
Quando:
13 de junho, das 10h30 às 13h, na Vila Mariana, e
das 15h às 16h30 na Pompeia, em SP;
14 de junho, das 10h às 18, em Santos;
15 de junho, das 8h30 às 10h, na região da Avenida Paulista, em São Paulo;
das 14h às 15h30, em São Caetano;
16 de junho, das 10h às 11h30, em Santo Amaro, e das 15h às 16h30, no Campo Limpo, em São Paulo;
17 de junho, das 12h às 18h, em Bauru;
18 de junho, das 13h às 18h, em Ribeirão Preto;
19 de junho, das 11h às 18h, em Piracicaba

Ficha técnica
Criação: Coletivo PI
Performers: Jean Carlo Cunha, Natalia Vianna, Pâmella Cruz e Priscilla Toscano (Coletivo PI), Ignez Polidoro, José Luis Gonçalves, Paulo Cardoso e Sandra Toscano
Mais informações: www.coletivopi.com