Diversidade

‘Eu Te Desafio a Me Amar’ promove debates e exposições sobre direitos LGBT

Atividades no Rio de Janeiro e em Brasília fazem parte da programação do Mês Internacional de Combate à Homofobia e Transfobia

Diana Blok/Divulgação

Exposição de Diana Blok é uma espécie de ativismo visual contra a homofobia e transfobia

São Paulo – O projeto Eu Te Desafio a Me Amar, lançado na última semana na Favela da Maré, no Rio de Janeiro, promove debates políticos e exposição de fotos como o objetivo de contribuir para a visibilidade das demandas da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) no Brasil. As atividades fazem parte do Mês Internacional de Combate à Homofobia e Transfobia, celebrado em maio, mês que, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade uma doença.

A exposição Eu Te Desafio a Me Amar, em cartaz até 9 de maio, na Galeria 535, na Maré,é composta por fotografias da holandesa-uruguaia Diana Blok, que retrata desde 2013 personalidades, famílias e militantes ligados ao movimento LGBT no Brasil. A artista faz uma espécie de manifesto visual sobre a identidade sexual no país e apresenta, também por meio de um filme, a diversidade que o tema comporta. A intenção da artista é promover a consciência sobre a liberdade e o respeito às pessoas, independentemente de orientação sexual, gênero, identidade, raça e crenças.

Entre os fotografados estão Ney Matogrosso, Ellen Oleria, Rafucko, Jean Wyllys, João Nery, que foi o primeiro homem transexual a ser operado no país e Marcelo Caetano, primeiro aluno da Universidade de Brasília (UnB) a ter o direito de usar o nome social e cuja tatuagem deu origem ao nome da exposição. Eu te Desafio a Me Amar, que tem curadoria de Cinara Barbosa, é uma iniciativa da ONG Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com a Embaixada da Holanda.

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, o projeto chega à Brasília e fica em cartaz no Museu da República, de 15 a 30 de maio, e no Coletivo da Cidade – Cidade Estrutural, de 1 a 15 de junho. No Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, 17 de maio, a exposição será exibida no prédio da Anistia Internacional, no Rio de Janeiro, das 10h às 19h30, com uma mesa de debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos de minorias sexuais, às 16h, e a exibição do filme Eu Te Desafio a Me Amar, dirigido por Diana Blok, às 19h30. Confira a programação completa do projeto no site do Inesc.

Diana é considerada uma militante da causa LGBT. Na série See Through Us (Veja Através de Nós, em tradução livre), ela fez retratos e registrou histórias de homens e mulheres gays e transexuais na Turquia. No ano passado, a artista participou do Festival Internacional de Teatro Cena Contemporânea, em Brasília, com o projeto Adventures in Cross-casting, em que registrou atores e atrizes travestidos no sexo oposto.

Assista ao teaser do projeto Eu Te Desafio a Me Amar


Eu Te Desafio a Me Amar, de Diana Blok
Rio de Janeiro
– Exposição fotográfica, na Maré
Quando: até 9 de maio, das 9h às 18h 
Onde: no Complexo da Maré/Observatório de Favelas 
Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré
Quanto: grátis
Mais Informações: (21) 3105-4599/ (21) 3888-3220

– Exposição fotográfica, na Anistia Internacional
Quando: 17 de maio, das 10h às 19h30
16h: Mesa de debates – Liberdade de expressão e direitos humanos de minorias sexuais
19h30: exibição do filme Eu Te Desafio a Me Amar, de Diana Blok
Onde: Praça São Salvador, 5, Laranjeiras
Mais informações: (21) 3174-8601

Brasília
– Exposição fotográfica, no Museu da República
Quando: abertura dia 14 de maio, às 20h, com performances de Rafucko e Tatiana Lionço
Visitação: de 15 a 30 de maio, de terça a domingo, das 9h às 18h30
29 de maio, das 14h às 18h: Cinema e Política – debate com adolescentes e jovens sobre direitos humanos LGBT no Brasil
Onde: Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do P. Piloto, Zona 0
Quanto: grátis
Mais informações: (61) 3325-5200

– Exposição fotográfica, no Coletivo da Cidade – Cidade Estrutural
Quando: abertura dia 31 de maio, às 16h, no Sarau das Coletivas
Visitação: de 1 a 15 de junho, das 9h às 17h
Onde: Qd. 03, conjunto 11, Área especial 02, Setor Norte – Estrutural/DF
Quanto: grátis