cinema

Exibições ao ar livre são destaques da mostra internacional de São Paulo

Mais de 370 filmes fazem parte da 37ª edição do evento, distribuídos por vários espaços até o dia 31

divulgação

Alma Corsária, de Carlos Reichenbach, é uma das atrações do vão livre do Masp

São Paulo – Até 31 de outubro a capital paulista respira cinema. Durante 14 dias, a 37ª edição da Mostra Internacional de São Paulo apresenta mais de 370 filmes e programação gratuita em dez espaços, com sessões e debates.

Um dos destaques da edição deste ano são as sessões a céu aberto. Uma delas será na área externa do Auditório Ibirapuera no próximo domingo (27), com a projeção do clássico do cinema mudo alemão Nathan, o Sábio, com direito a trilha composta especialmente para o longa pelo libanês Rabih Abou-Khalil, regida pelo maestro Carlos Prazeres, acompanhado pela Orquestra Petrobras Sinfônica.

Assessões no Vão Livre do Masp, atração já tradicional da Mostra, esse ano é realizada em parceria com a X Bienal de Arquitetura, cujo tema é “Cidade: modos de fazer, modos de usar”. Nesta segunda-feira (21), o inédito “São Silvestre” (2013), de Lina Chamie, abre uma semana de exibições de filmes que fazem reflexão sobre os temas mobilidade, infraestrutura urbana e a ocupação do espaço público nas grandes cidades.

As sessões serão de 21 a 25 e 28 a 31 de outubro, às 19h30. No cardápio, mais oito produções, “São Paulo Sinfonia da Metrópole” (1929), de Adalberto Kemeny e Rudolf Rex Lustig; “Alma Corsária” (1993), de Carlos Reichenbach; “Linha de Passe” (2008), de Walter Salles e Daniela Thomas; “Fogo e Paixão” (1988), de Marcio Kogan e Isay Weinfeld; “Não por Acaso” (2007), de Philippe Barcinski; “São Paulo Sociedade Anônima” (1965), de Luís Sérgio Person; “Ensaio Sobre a Cegueira” (2008), de Fernando Meirelles; e “Cidade Cinza” (2013), de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo.

Outras sessões gratuitas acontecem nas salas da Faap, Cinusp, CEU Butantã, CEU Bristol e Matilha Cultural. Estudantes que apresentarem comprovante escolar têm entrada livre também na programação do Festival da Juventude no Cine Sabesp, MIS e Cine Livraria Cultura. E no Centro Cultural São Paulo e Cine Olido a entrada custa R$ 1.

Além de cinema, a programação da 37ª Mostra tem ainda encontros e debates gratuitos. Um dos destaques é o ciclo de encontros “Os Filmes da Minha Vida”, espaço que reúne personalidades ligadas à sétima arte para falarem sobre os filmes que marcaram suas vidas.

Os encontros começaram nesta sexta-feira (18), com a atriz Leandra Leal, e seguem até o próximo dia 30 no anexo do Espaço Itaú de Cinema, ao meio-dia. Júlio Bressane, Walter Salles e Zuenir Ventura estão entre os convidados.

Mais informações sobre a 37ª Mostra em http://37.mostra.org.

Serviço

Programação gratuita da 37ª Mostra

Filmes da Minha Vida
De 18 a 31 de outubro, às 12h
Lounge da 37ª Mostra
Anexo do Espaço Itaú de Cinema – Rua Augusta, 1470

Sessões no Vão Livre do MASP
De 21 a 25 e 28 a 31 de outubro, às 19h30
Avenida Paulista, 1578

FAAP
R. Alagoas, 903 
Consolação

Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas, 542 
República

CEU Butantã
Av. Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870
Jardim Esmeralda

CEU Parque Bristol
Rua Professor Arthur Primavesi, s/n 
Parque Bristol

Cinusp
Rua do Anfiteatro, 181
Colmeia, Favo 04, Butantã

Cinusp – Mindlin
Rua da Biblioteca, n/s, Cidade Universitária

Confira as salas com ingressos promocionais:

Cine Olido
Av. São João, 473
República

Centro Cultural São Paulo
R. Vergueiro, 1000 
Paraíso