Dilma oferece apoio ao governo de Minas para combater efeitos das chuvas

Escombros de prédio que desabou por conta das chuvas que caem sobre Belo Horizonte (Foto: Antonio Cruz/ABr) Brasília – A presidenta Dilma Rousseff ofereceu nesta terça-feira (3) ao governador de […]

Escombros de prédio que desabou por conta das chuvas que caem sobre Belo Horizonte (Foto: Antonio Cruz/ABr)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff ofereceu nesta terça-feira (3) ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), recursos financeiros e ajuda do governo federal para enfrentar os problemas causados pelas enchentes em Minas Gerais. Dilma passa férias na Bahia, de onde telefonou a Anastasia nesta manhã.

A chuva que atinge Minas Gerais provocou cinco mortes e 52 municípios decretaram situação de emergência. No total, 108 municípios foram afetados e, até o momento, 9.365 pessoas estão desalojadas (tiveram de deixar as casas) e 404 estão desabrigadas (perderam as casas).

A chuva deve continuar na região. Segundo a Defesa Civil, o tempo permanece nublado com pancadas de chuva, pelo menos, até sexta-feira (6).

A precipitação observada nos dois primeiros dias deste ano na capital mineira, Belo Horizonte, já equivale a 50% do esperado para o mês de janeiro, de acordo com o Instituto Minas Tempo.

Nesta madrugada, a Rodoviária Municipal de Ouro Preto foi atingida por um grande deslizamento de terra e parte da estrutura desabou. Dois taxistas que estavam dentro de carros foram soterrados e um deles morreu.

Na segunda-feira (2) a chuva causou inundações em diversos municípios mineiros. Pelo menos duas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte ficaram alagadas. Em Itabirito, o rio que tem o mesmo nome da cidade transbordou e, em Brumadinho, o Rio Paraopeba transbordou, atingindo várias localidades.

Cidades na região da Zona da Mata também foram atingidas pela chuva. Em Guidoval, houve aumento brusco dos níveis dos córregos e rios, inundando grande parte do município. A rede de telefonia foi toda afetada, deixando os moradores sem comunicação.

Em Ubá, os bairros centrais foram afetados por alagamentos e deslizamentos de encostas afetando parte do sistema de abastecimento de água.

Fonte: Agência Brasil

 

 

Leia também

Últimas notícias