São Paulo terá mais 147 quilômetros de corredores em vias congestionadas

Secretaria dos Transportes apresentou projeto hoje em audiência pública. Entrega está prevista para junho de 2016

Prioridade da gestão da secretaria é oferecer qualidade para que os donos de carros migrem para o transporte público (Foto: CC)

São Paulo – A Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo apresentou hoje (9), em audiência pública no Instituto de Engenharia os planos da prefeitura para o projeto e obras de mais 147 quilômetros de corredores e 12 terminais na cidade. Serão investidos R$ 93 milhões em projeto, fase que segue até setembro, e R$ 6,1 bilhões em obras, com início em janeiro de 2014 e término em junho de 2016. Os corredores serão instalados em vias frequentemente congestionadas nas zonas sul e leste. A capital paulista já tem 119,3 quilômetros de corredores.

“A prioridade na atual gestão é a democratização do sistema viário entre ônibus e carros, isto é necessário, isto é uma postura necessária e moderna”, afirmou o secretário Jilmar Tatto. Dos corredores anunciados hoje, 80 quilômetros fazem parte da meta de governo de implementar 147 quilômetros. Os 70 quilômetros restantes estão em licitação desde o ano passado. Tatto revelou o plano de implementar 460 quilômetros de corredores nos próximos 12 anos na capital. 

As características previstas são faixas exclusivas preferencialmente à esquerda das avenidas com paradas a cada 500 metros. Haverá ônibus articulados e biarticulados, cobrança de passagens na plataforma, aterramento de fiação, reforma de calçadas e implementação de ciclovias nos corredores. As desapropriações necessárias não ficarão restritas ao lote, mas ao quarteirão, para intervenção urbanística. A proposta é ter bicicletários em todos os terminais.

O secretário aposta que com transporte de melhor qualidade as pessoas vão deixar os carros em casa e migrar para o transporte público. Outra providência anunciada será a criação de políticas públicas para incrementar a oferta de empregos na periferia.

A zona sul terá 62 quilômetros de corredores pelas avenidas 23 de Maio, Luís Carlos Berrini, Nossa Senhora do Sabará, Miguel Yunes, Carlos Cadeira Filho, Dona Belmira marin, M’Boi Mirim e Vila Natal.

Na zona leste serão 85 quilômetros pelas avenidas Celso Garcia, Itaim Paulista-São Mateus, Radial Leste, Bandeirantes e Salim Farah Maluf.

Os novos terminais serão Anhanguera, Aeroporto, Jardim Miriam, Baronesa, Varginha, Jardim Eliana, Pedreira, Concórdia, Tiquatira, Vila Mara, Itaim Paulista e São Mateus.