Governo divulga cidades que receberão recursos do PAC Mobilidade Urbana

São Paulo – O Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União desta quarta (25) o resultado do processo de seleção dos municípios a serem beneficiadas com recursos do PAC […]

São Paulo – O Ministério das Cidades publicou no Diário Oficial da União desta quarta (25) o resultado do processo de seleção dos municípios a serem beneficiadas com recursos do PAC Mobilidade Urbana. A Portaria nº 185 inclui 22 cidades, divididos em três grupos. As do grupo 1 são: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. No grupo 2 estão Manaus, Goiânia, São Luis, Belém, Campinas (SP) e Guarulhos (SP). Integram o grupo 3,  Maceió, Campo Grande, João Pessoa, Teresina, Nova Iguaçu, Natal e São Bernardo do Campo (SP).

Esses municípios receberão investimentos de R$ 22 bilhões para a construção de linhas de metrô, corredores de ônibus, em cidades com mais de 700 mil habitantes, e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).  De acordo com a portaria, as cidades selecionadas terão prazo de até 18 meses para a entrega dos projetos finalizados. Se não atenderem ao prazo, serão excluídos do programa. 

O PAC Mobilidade Urbana, lançado nesta terça (24) pela presidenta Dilma Rousseff, prevê a construção de 600 quilômetros de corredores de ônibus 380 estações e terminais, 200 quilômetros de linhas de metrô e compra de mais veículos sobre trilhos. Está previsto investimento total no valor de R$ 32 bilhões, somadas as contrapartidas dos estados, em 51 municípios de 18 estados.