Novo ato alerta para possível aumento da tarifa do metrô

São Paulo – Após terminar em confusão no último dia 7 de janeiro, com estudantes presos e feridos, manifestantes do movimento Rede Contra o Aumento da Tarifa prometem para esta […]

São Paulo – Após terminar em confusão no último dia 7 de janeiro, com estudantes presos e feridos, manifestantes do movimento Rede Contra o Aumento da Tarifa prometem para esta quinta-feira (14) novo ato no centro de São Paulo, a partir das 16h30 no Teatro Municipal.

“Esperamos uma manifestação pacífica e sem repressão. Não esperávamos por aquilo na semana passada, pois esse não é um ato preparado para o confronto, nosso objetivo é mostrar para mais pessoas que enquanto houver tarifa esses aumentos serão freqüentes”, diz Mariana Toledo, porta-voz da rede, composta por uma série de entidades.

A tarifa de ônibus subiu 17,4% em São Paulo, mas em outras capitais também houve aumento. Agora, de acordo com os manifestantes, o próximo aumento que virá será no Metrô e nos trens da CPTM. A Rede Brasil Atual procurou a Secretaria de Transporte Metropolitano, que confirmou o aumento ainda para o primeiro trimestre.

“A Rede Contra o Aumento acredita que o transporte deve ser tratado como um direito
do cidadão e não como mercadoria. Os aumentos, feitos em nome do lucro dos empresários, em detrimento do interesse da população, tornam os transportes coletivos cada vez mais excludentes”, diz o artigo.