Diversidade

Trabalhadores do Theatro Municipal de São Paulo recolocam bandeira LGBTQIA+ na fachada

Trabalhadores mobilizados conseguiram reerguer a bandeira LGBTQIA+ após mobilização. Símbolo havia sido retirado a mando do prefeito Ricardo Nunes

Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
A conquista veio após mobilização da comunidade e dos trabalhadores

São Paulo – Trabalhadores do Theatro Municipal de São Paulo hastearam novamente a bandeira LGBTQIA+. Ordens da prefeitura de Ricardo Nunes (MDB) no último dia 16 retiraram ela a força. Agora, os funcionários conseguiram recolocar o símbolo da luta por direitos da população neste Dia do Orgulho LGBTQIA+. A bandeira ficará exposta no cartão postal paulistano até sexta-feira (30).

A conquista veio após mobilização da comunidade e dos trabalhadores. Então, a Bancada Feminista, mandato coletivo do Psol na Assembleia Legislativa, chegou a protocolar uma ação popular na Justiça para reerguer a bandeira. Já os funcionários realizaram um abaixo-assinado sobre o tema. “Foi um ataque direcionado à nossa comunidade. Também a todas as pessoas que defendem políticas de diversidade, ataque este perpetrado pela atual direção da Fundação Theatro Municipal (FTM) de São Paulo”, afirmaram.

Tradição LGBTQIA+

“Desde 2019, as bandeiras são expostas durante todo o mês de junho em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIAPN+. Tornando-se uma tradição do Municipal e em sintonia com centenas de outros equipamentos culturais, públicos e privados, na cidade de São Paulo e em todo o Brasil”, argumentaram os trabalhadores.

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) se desculpou sobre o caso. De acordo com a pasta, a remoção teve como motivo “a rotatividade das atividades do espaço. Então, sendo necessárias alterações constantes em sua fachada, propiciando assim o regular andamento das atividades”. E completou: “A SMC destaca que a remoção da bandeira que estava alocada nas estruturas Theatro Municipal foi feita após diversas celebrações em torno dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Por fim, ressaltamos que o Theatro Municipal de São Paulo é a casa da cultura, a qual possui a pluralidade; de danças, vozes, movimentos, atuações, personificações e diversidade”.