Acusados pela morte de casal extrativista são presos no Pará

São Paulo – José Rodrigues Moreira e o irmão Lindonjonson Silva Rocha foram apresentados pela Polícia Civil do Pará no domingo (18) como mandante e executor da morte dos líderes […]

São Paulo – José Rodrigues Moreira e o irmão Lindonjonson Silva Rocha foram apresentados pela Polícia Civil do Pará no domingo (18) como mandante e executor da morte dos líderes extrativistas José Claudio Silva e Maria do Espírito Santo. O casal foi morto dia 24 de maio em uma emboscada na zona rural de Nova Ipixuna, no Pará.

Segundo a polícia, os acusados estavam escondidos em área de mata fechada, na localidade de Vila Maracajá, a 52 quilômetros do município. Estavam com a prisão preventiva decretada desde o início de agosto.Na abordagem policial, os irmãos estavam armados e tentaram fugir, mas foram cercados e rendidos.

Crimes no campo

Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), seis pessoas foram assassinadas em áreas rurais no Pará desde maio deste ano. Essas foram as duas primeiras prisões efetuadas por conta dessa onda de assassinatos de ativistas de movimentos de trabalhadores rurais na região Norte do país.

A CPT afirma que o procedimento da Polícia Civil do Pará tem sido investigar as vítimas, em vez dos responsáveis pelas mortes, quando se trata de crimes no campo. Nesse contexto, a Pastoral é uma das defensoras da federalização desses casos, por considerar que a Justiça estadual tem menos condição de lidar com pressões.