transparência

Em SP, sistema permitirá acompanhamento de ações da Secretaria de Habitação

Mapas vão mostrar andamento de obras de programas habitacionais e informações sobre cortiços e favelas da cidade

São Paulo – A  Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo lança amanhã (23) o Habisp.plus, uma evolução do antigo Habisp, que vai permitir o acompanhamento online, através do site http://habisp.inf.br/, de todas as intervenções da secretaria. A expectativa é que se possa visualizar em mapas onde serão construídas as 55 mil unidades prometidas pelo prefeito Fernando Haddad (PT) durante campanha eleitoral em 2012.

A secretaria garante que será possível acompanhar obras em andamento do Programa de Urbanização de Favelas e Renova SP, que juntas somam 282 intervenções, com benefício para cerca de 97 mil famílias; do Programa Mananciais – Fase III, que somam 93 intervenções beneficiando 40 mil famílias em diversas áreas no extremo sul da cidade; do Programa Minha Casa Minha Vida, com planejamento de intervenção em 54 áreas e do Operação Urbana Água Espraiadas, com intervenções em 66 áreas e construção de cerca de 8,5 mil unidades habitacionais.

Também será possível saber se determinadas favelas e cortiços estão situados em zonas de interesse social e quantas pessoas moram na área ocupada. Em áreas consolidadas dará para visualizar equipamentos sociais em seu perímetro.

Além de aumentar a transparência da secretaria, a nova ferramenta pretende dar mais agilidade aos trabalhos das equipes técnicas envolvidas na solução dos problemas relacionados à habitação.

“O fornecimento das demandas contribui para a boa relação com as entidades e movimentos de moradia. Eles são o nosso público-alvo. Queremos ser o mais transparente possível. Essa prestação de serviço é fundamental. Como complemento também serão disponibilizados relatórios com o estágio das obras”, afirmou o secretário de Habitação, José Floriano.