Programas antidrogas tentam garantir rede de apoio a usuários, diz secretária

Sobre a decisão do STF de liberar manifestações pela descriminalização da maconha, Paulina Duarte destacou direito à liberdade de expressão

Paulina Duarte lançou concursos para promover a prevenção do uso de crack e de outras drogas (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil – arquivo)

Brasília – Ao lancar a 13ª Semana Nacional Sobre Drogas, a secretária de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Paulina Duarte, afirmou que os programas do governo federal sobre o tema visam a discutir e consolidar uma estrutura capaz de garantir um forte rede social de apoio e proteção aos usuários de droga, principalmente do crack.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) promove ainda o concurso “Arte e cultura na Prevenção do uso do crack e outras drogas”, que premiou, em edições anteriores, cerca de 90 participantes de todas as regiões do Brasil.

Paulina enfatiza que os concursos incentivam o debate e a reflexão nos mais diferentes meios e públicos. “Como resultado, temos uma produção de material que reflete a realidade de casa país no que se refere o uso do crack e outras drogas.”

Maconha

Questionada sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar as marchas da maconha no país, Paulina se limitou a responder: “O debate sobre drogas é constante. Há mais de dois anos o Conselho Nacional de Política sobre Drogas teve mesmo debate e concluiu que livre expressão era um preceito constitucional”.