enfrentamento

PF deflagra operação contra crime sexual infantil em todo o país

Agentes cumpriram mandados de prisão e busca contra criminosos que praticam abuso sexual infantil e também contra adolescentes

Marcelo Camargo/ABr
Marcelo Camargo/ABr
A PF trabalha na identificação das vítimas e repressão aos criminosos

São Paulo – A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (26) uma operação para reprimir o crime sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. Batizada de Rede de Proteção, a operação teve o cumprimento de mandados de prisão de criminosos que, mesmo inseridos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), ainda estavam em liberdade.

As operações incluíram a repressão a crimes sexuais cometidos por meio da internet, investigados por Delegacias e Superintendências de todas as unidades da federação. Segundo balanço da operação, foram cumpridos 57 mandados de prisão e 40 de busca. Os agentes prenderam sete pessoas em flagrante. Os trabalhos prosseguem. Além dessas operações, a PF coordena força-tarefa para identificar e resgatar vítimas e prender os agressores.

Crime sexual contra crianças vive escalada no Brasil

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, desde 2019 o crime o estupro de vulnerável vem aumentando. De 2020 para 2021, o número subiu de 43.427 para 45.994. Desse total, 35.735 (61,3%) foram cometidos contra meninas menores de 13 anos.

A Operação Rede de Proteção é desencadeada no âmbito da recém-criada Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (Dciber/PF) e das Delegacias Especializadas no tema em cada uma das 27 Superintendências Regionais da Polícia Federal. O combate aos crimes cibernéticos, entre os quais o abuso sexual infantil, é uma prioridade da Polícia Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.