Dimensão da tragédia

Número de mortos após chuvas e deslizamentos no litoral norte de São Paulo sobe para 54 

Mais de 4 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas e cerca 30 seguem desaparecidas

Defesa Civil/SP
Defesa Civil/SP
Deslizamentos de terra devido às fortes chuvas entre sábado e domingo últimos: Até agora foram confirmadas 54 mortes. Pelo menos 2 mil perderam suas casas

São Paulo – Subiu para 54 o número de mortos na tragédia causada por deslizamentos de terras provocados por chuvas históricas no litoral norte de São Paulo. De acordo com balanço da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta sexta-feira (24), após o início do sexto dia de buscas na madrugada de hoje, foram confirmadas 53 vidas perdidas no município de São Sebastião e uma em Ubatuba. 

Até o momento, 47 corpos foram identificados. Entre as vítimas, estão 16 homens adultos, 16 mulheres adultas e 15 crianças. Ainda há dezenas de desaparecidos, segundo o governo. Na última divulgação, eram pelo menos 30 pessoas. A Defesa Civil informa que mais de 4 mil pessoas também estão foram de casa. Ao todo, 2.251 ficaram desalojadas e 1.815 desabrigadas após o temporal na região, entre sábado (18) e domingo (19). 

Bombeiros, agentes da Defesa Civil e voluntários seguem com os trabalhos de busca e resgate de forma ininterrupta desde então. Eles se concentram em bairros da costa sul de São Sebastião, como Juquehy e a Vila Sahy, área que concentra a maioria das vítimas da tragédia. 

Previsão de chuva

O governo estadual divulgou, contudo, que há previsão de pancadas de chuvas nesta sexta sobre a cidade, além de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. A Polícia Civil e o Procon também realizam operação para fiscalizar o comércio na região do litoral norte paulista. A ação teve início ontem (23), após relatos de que comerciantes estariam cobrando até R$ 93 pelo litro de água potável. De acordo com a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) a população pode denunciar à entidade qualquer prática abusiva de preços.