Luta por transporte público

Manifestantes discutem desocupação da Câmara de Porto Alegre

Manifestantes redigiram duas propostas de lei durante o final de semana, para o passe livre e a abertura das contas das empresas do transporte

Ramiro Furquim/Sul21

O grupo que se denomina Bloco de Luta pelo Transporte Público ocupa o plenário desde o dia 10

Em assembleia, na manhã desta segunda-feira (15), os manifestantes, que ocupam a Câmara de Porto Alegre desde a última quarta-feira (10), discutem a forma e o horário da desocupação do plenário. Esta deve ser a última assembleia do processo de ocupação. Ainda no sábado (13), a Justiça concedeu o pedido de reintegração de posse emitido pela Câmara Municipal previsto para ocorrer a partir de hoje. No entanto, manifestantes já haviam marcado justamente para a manhã desta segunda-feira a desocupação.

Duas propostas de lei – para o passe livre e a abertura das contas das empresas do transporte – foram redigidas durante o final de semana. Projetos elaborados pelo Bloco de Lutas foram outra vez discutidos, brevemente modificados e agora aprovados em assembleia da ocupação.

Os vereadores presentes na assembleia da ocupação são: Alberto Kopittke (PT), Eng. Comassetto (PT), Sofia Cavedon (PT) e Fernanda Melchionna (PSOL). Para Sofia Cavedon (PT), é possível que o projeto elaborado pelos manifestantes tramite na Câmara. “Há vereadores que assinariam”, disse.

O site oficial da Câmara informa que não haverá expediente nesta segunda-feira. Para o presidente da casa, não há garantias de segurança.