Arrumação

Lula agradece trabalhadores da manutenção e limpeza por ‘reerguer’ o Palácio do Planalto após ataques

“Esse é um patrimônio do povo brasileiro”, enfatizou o presidente

Fotos: Ricardo Stuckert
Fotos: Ricardo Stuckert

São Paulo – Cinco dias após os ataques terroristas contra as sedes do três poderes – Palácio do Planalto, STF e Congresso Nacional –, na praça de mesmo nome, em Brasília, aos poucos as atividades voltam ao normal. Nesta sexta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou mensagem em rede para felicitar os funcionários que estão consertando os estragos. Ele usou o termo “reerguer”.

“Hoje agradeci os trabalhadores que limparam e reergueram o Palácio do Planalto em pouquíssimos dias, depois do estrago feito por vândalos. Esse é um patrimônio do povo brasileiro, de todos nós. Muito obrigado”, afirmou Lula, que recebeu e fez diversas selfies com o pessoal. (Confira abaixo algumas imagens).

Fotos foram feitas por Ricardo Stuckert, profissional que acompanha Lula há duas décadas. Ele mesmo teve equipamentos roubados na ação dos vândalos, incluindo câmara, lente e até um drone.

O Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal também iniciaram o trabalho de recuperação das sedes. Ontem (11), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comemorou a recuperação de réplica da Constituição de 1988, que havia sido roubada. Inicialmente, se divulgou a informação de que o exemplar estava em São Lourenço, mas ele foi entregue à delegacia de Varginha, também em Minas Gerais.

Ninguém foi preso por enquanto. Na tarde de hoje, Dino devolveu a réplica à presidenta do STF, ministra Rosa Weber.