Governo vai apoiar iniciativas para os Objetivos do Milênio

Inscrições para o prêmio, destinado a iniciativas que visam à consolidação dos Objetivos do Milênio, já podem ser feitas pelos Correios e pela internet

Brasília – O coordenador do 3º Prêmio Objetivos para o Desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil), Wagner Caetano, afirmou nesta segunda-feira (10) que o governo federal continuará apoiando o engajamento da sociedade civil em ações para concretização das oito metas estabelecidas por chefes de Estado e de governo na Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2000.

As inscrições para o prêmio, destinado a iniciativas que visam à consolidação dos Objetivos do Milênio, já estão abertas e poderão ser feitas pelos Correios e pela internet.

Caetano, que é secretário nacional de Estudos e Pesquisas Políticas Institucionais da Presidência da República, disse que, para isso, serão mantidas as articulações com governos estaduais e municipais, independentemente da vinculação partidária de cada executivo executivo. Para ele, essa articulação é o fator que vai garantir o entrosamento nacional nesse campo.

Ao participar, em Brasília, do seminário sobre os Objetivos do Milênio, Caetano informou que o prêmio contemplará os melhores trabalhos com troféus e certificados. Segundo ele, até 50 iniciativas poderão receber certificação. Ele afirmou que considera o prêmio importante para a aferição dos resultados alcançados pela sociedade nos últimos anos no campo da promoção social e do desenvolvimento.

As Metas do Milênio são: combate à pobreza, oferecimento de educação, igualdade entre sexos e valorização da mulher; redução da mortalidade infantil, apoio à saúde das gestantes, combate à aids, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e trabalho coletivo em prol do desenvolvimento.

No seminário, realizado nesta segunda-feira simultaneamente em todos os estados, estão sendo promovidas oficinas de trabalho com a participação de representantes dos setores da sociedade civil envolvidos na questão.

De manhã, foi lançado o movimento “Nós Podemos Brasilia”, iniciativa da sociedade civil, de empresas, universidades, igrejas e lideranças para a promoção do desenvolvimento em nível local.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, Eliana Pedrosa, desde 2006, houve 65% de erradicação do analfabetismo na região, que tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

Eliana Pedrosa destacou que, só neste ano, o governo local instalou mais 39 escolas. “Estamos fazendo a nossa parte”, disse a secretária.

O senador Adelmir Santana (DEM-DF) disse que o país começa a resgatar a dívida social que tem, na área da educação, mas que não é possível ainda existirem 15 milhões de analfabetos entre a população, o que “é uma vergonha para todos”. Para ele, os Objetivos do Milênio devem exigir de cada cidadão muita paixão, envolvimento e compromisso. A educação, para o senador,  é “o caminho mais rápido para sair das mazelas que afetam o Brasil e o mundo”.

As inscrições para o prêmio ODM Brasil serão recebidas pelos Correios com postagem até o dia 21 de setembro e pela internet até 2 de outubro. Os setores interessados podem obter detalhes nos portais www.portalodm.com.br e www.redeodm.org.br. O prêmio já foi lançado em alguns estados e tem cronograma diferente em outros.

Fonte: Agência Brasil

Leia também

Últimas notícias