Consumo consciente

‘Esquerda Compra Da Esquerda’ realiza feira de inverno no centro de São Paulo

Evento vai reunir 70 expositores na sexta e sábado na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no Anhangabaú

Divulgação ECDE
Divulgação ECDE
Feira realizada em junho teve ofertas para festa junina e dia dos namorados

São Paulo – Quem busca opções de consumo consciente tem uma oportunidade na próxima sexta e no sábado (15 e 16), na Feira de Inverno Esquerda Compra Da Esquerda (ECDE). Espaço no Sindicato dos Comerciários vai reunir mais de 70 expositores, oferecendo diversos produtos e serviços, como roupas, artesanato, cosméticos naturais, crochê, bolsas e mais uma quase infinidade de produtos e muitas comidas, bebidas, livraria, café, doces e comidinhas “para aquecer o paladar enquanto faz suas comprinhas de inverno”, afirma a organização do evento.

O Esquerda Compra Da Esquerda é um grupo criado por uma ativista por direitos humanos, que reside na Alemanha, mulher nordestina que cresceu em São Paulo, e hoje é gerido por mulheres de vários cantos do Brasil. Foi gestado em 2018, quando começaram os primeiros pedidos de ajuda financeira vindos do Brasil devido à agenda ultraneoliberal do então presidente Michel Temer.

A ideia era criar uma cooperativa internacional que gerasse renda para Mulheres, LGBTQIA+ e Artistas, por serem os primeiros grupos afetados com a chegada de governos totalitários. As dificuldades para executar essa ideia impediram a continuidade desse caminho. O que sobrou foram as redes sociais, e em novembro de 2020 nasceu o Esquerda Compra Da Esquerda no Facebook.

A ideia era simples: fomentar negócios entre pessoas do mesmo espectro político, que lutam por direitos humanos, sociais, trabalhistas e o meio ambiente.

Leia também: Guarulhos acaba com transporte gratuito para cidadãos de 60 anos

Deu certo, muito em função da grave crise econômica e sanitária. As pessoas sem opção de trabalho, políticas públicas e com a necessidade de se manter em casa, buscavam e ofereciam produtos, serviços e conteúdos nas redes sociais.

Rapidamente, o ECDE passou de 138 para 15 mil membros no primeiro mês. Agora, são 200 mil. Nesse espaço virtual surgem projetos de profissionais qualificados ou que estão iniciando seus empreendimentos. Pessoas que perderam seus empregos e que buscam no comércio circular não apenas uma fonte de renda, mas também construir novas relações, além de fortalecer a luta pelo Estado democrático de direito, tudo isso envolto em solidariedade.

Serviço

  • Feira de Inverno Esquerda Compra de Esquerda
  • Dias 15 e 16  (sexta e sábado)
  • Horário: das 10h às 19h
  • Local: Sindicato dos Comerciários (Rua Formosa, 99, Anhangabaú, Centro)